Curso de cimema vira patrimônio

Os professores Sérgio Santeiro, Nelson Pereira dos Santos, José Marinho, e o cineasta Cláudio Assis, em 2007 - Foto: Divulgação/Francisco Sérgio Moreira/UFF

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No próximo dia 23, às 20h30, o Congresso Forcine 2020 realiza a cerimônia de reconhecimento do Curso de Cinema e Audiovisual da UFF como Patrimônio Cultural de Niterói. O curso foi criado em 1968 por Nelson Pereira dos Santos, que voltava de uma experiência acadêmica frustrada na UNB. Na UFF, o cineasta colocou em prática suas ideias de criação de uma escola nos moldes que sonhava, graças à disponibilização de uma sala de exibição do antigo Cassino Icaraí.

Em torno dessa sala se articulou o Setor de Arte Cinematográfica e dali surgiu o Instituto de Arte e Comunicação Social, congregando a comunicação social (com suas habilitações Cinema, Publicidade e Jornalismo) e os cursos de Biblioteconomia e Documentação.

Desde 1992, Cinema e Vídeo passou a ser um departamento do Instituto. Com o currículo reformulado em 2005, foi finalmente criado o Curso de Cinema e Audiovisual em 2007. Essa transformação em curso, com coordenação própria, favoreceu a criação em 2012 da primeira Licenciatura em Cinema e Audiovisual no país.

O fortalecimento da área e o crescimento da produção acadêmica do corpo docente permitiu ainda ciar o curso de Pós Graduação em 2017, nos níveis de mestrado e doutorado.

A Cerimônia terá João Luiz Leocadio como mediador, além das presenças do Reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, do prefeito de Niterói Rodrigo Neves, do vereador e responsável pelo projeto de Lei Leonardo Giordano, além do secretário de cultura da cidade, Victor Wolf e Presidente da Fundação de Arte de Niterói/RJ (FAN) André Diniz.

Dicas para driblar a crise

Na média, os pequenos negócios estão operando com um faturamento 50% menor do que o período pré-crise. Para reaquecer as vendas prejudicadas pela pandemia do novo coronavírus, entre os dias 21 e 25 de setembro, o empresário poderá participar de 11 talks online e gratuitos, com conteúdo dinâmico e prático. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do Sebrae Rio.

Rodada de negócios

Para enfrentar as consequências da pandemia na economia da Região Serrana, o Programa Compra Rio realizará uma rodada de negócios virtual nesta quinta-feira (24), a partir das 9h, tendo como empresa âncora o Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano. Será a oitava rodada promovida pelo programa neste ano.

O programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, realizado em parceria com a prefeitura de Teresópolis. A rodada desta quinta-feira terá ainda a palestra "Como vender para grandes empresas", ministrada por Renato Regazzi, gerente da área de Grandes Empreendimentos do Sebrae-RJ.

RG para alunos da rede particular

O registro civil gratuito de estudantes, válido para alunos da rede pública de ensino, agora passa a atender também aos estudantes da rede particular. É o que determina a Lei 9017/2020, da deputada Rosane Felix (PSD), sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada ontem no Diário Oficial. O deputado André Ceciliano (PT) assina a coautoria da Lei 9017/2020.

Chama o síndico

Síndicos e administradores de condomínio devem encaminhar à polícia imediatamente ocorrências ou indícios de casos de violência doméstica e familiar durante o período de isolamento social. A determinação é da Lei 9.014/20, dos deputados Waldeck Carneiro (PT) d Marcus Vinicius (PTB), que foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada pelo Diário Oficial de ontem. A comunicação deverá ser feita por telefone ou pessoalmente, nos casos de ocorrência em andamento, e por escrito, nas demais hipóteses, no prazo de 24 horas após o ocorrido.

Dados do Plantão Judiciário do TJRJ comprovam um aumento de cerca de 50% de atos de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos, ocorridos durante o período de isolamento social.

Ajuda para os pequenos negócios

A Lei 9.016/20, que autoriza o Poder Executivo a comprar produtos oriundos de empreendimentos de impacto social durante a pandemia de covid-19, foi sancionada e publicada ontem. A aquisição dos produtos será destinada a prover prioritariamente famílias de baixa renda ou desempregados. A autoria original é da deputada Mônica Francisco (PSOL) e do deputado Renan Ferreirinha (PSB).

A comprovação da aptidão dos empreendedores sociais será realizada através de declaração emitida pelos órgãos colegiados estaduais vinculados ao tema ou pelas entidades e organizações intermediárias da sociedade civil cuja finalidade esteja relacionada com a Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social. As despesas da lei deverão ser publicadas em portal da transparência online. A norma deverá ser regulamentada pelo Executivo.

"É uma medida para garantir a sobrevivência econômica de pequenos e médios negócios de impacto sociais em diversas localidades do Rio de Janeiro, principalmente em zonas periféricas", justificou a autora.