Parte de teto cai em hospital

Por sorte não havia ninguém no momento em que parte do teto da unidade, localizada no Barreto, caiu - Foto: Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Niterói recebeu denúncias de um desabamento de parte do teto no Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras (Ietap), localizado no Barreto, na Zona Norte da cidade. O desabamento ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 25. Por sorte não havia nenhum funcionário, paciente ou acompanhante no local onde parte do teto caiu, no momento da queda. A Comissão, presidida pelo vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), informou que vai encaminhar ofício à Secretaria Estadual de Saúde exigindo reparo imediato e a realização de perícia urgente no prédio, para avaliar novos riscos a todos que frequentam ou trabalham no espaço.

"Vamos encaminhar ofício à Secretaria Estadual de Saúde exigindo providências. O Ietap cumpre um papel essencial na região metropolitana, no combate a todo tipo de doenças respiratórias, tem recebido pacientes de covid-19, e os profissionais de saúde já estão em uma situação enorme de vulnerabilidade por conta dos riscos de saúde, sendo inconcebível que ainda tenham que se preocupar com eventuais riscos estruturais do prédio. Este Hospital precisa ser valorizado e seus profissionais tratados de forma digna", disse o presidente da Comissão.

A direção do Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras informou que o reboco caiu em uma área externa do setor de atendimento a pacientes com tuberculose, num esaço semelhante a uma varanda. Ainda segundo a direção, no momento da queda não havia ninguém no local. A área foi isolada e, na segunda-feira, o setor de manutenção vai realizar os reparos.

Nova OS na direção do Heat

A Secretaria Estadual de Saúde informou que a organização social Ideas (Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde), de Santa Catarina, vai assumir a administração do Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê, em São Gonçalo, a partir desta próxima segunda-feira (28), em substituição à OS Lagos Rio, cujo contrato vence no domingo.

No Estado do Rio, a Ideas administra duas unidades de saúde da Prefeitura de Angra dos Reis: o Hospital Geral da Japuíba e a UPA infantil Agda Maria. Em Florianópolis, a Ideas é a gestora do Hospital Materno Infantil Santa Catarina, um dos maiores daquele estado. Ela não tem outros contratos com o Governo do Estado do Rio.

A Ideas vai assumir também, na segunda, a gestão do Hospital Zilda Arns, em Volta Redonda, em substituição à OS Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Mutuípe.

Isenções para doações ao TSE

A Alerj aprovou o projeto de lei 3.150/20, de autoria do Poder Executivo, que regulamenta no estado a isenção de imposto para empresas que doarem materiais de higiene e sanitização ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a órgãos da Justiça Eleitoral, para uso nas eleições municipais deste ano. O convênio ICMS 81/20 foi emitido este mês pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

De acordo com o texto do convênio, terão direito as empresas que doarem máscaras, álcool líquido e em gel, protetores faciais, entre outros. A norma prevê a isenção do diferencial de alíquota entre a interestadual e a interna, quando houver, assim como do produto resultante da sua industrialização.

Drive thru pode ser institucionalizado

Intensificado durante a pandemia do coronavírus, o programa de vacinação "drive thru" já pode ser regulamentado de forma permanente em todos os municípios do estado. A autorização, dada pelo projeto de lei 2.168/20, foi aprovada pela Alerj e aguarda a sanção do governador.

O projeto será gerido pela Secretaria estadual de Saúde. A proposta determina ainda que o governo poderá firmar parcerias e convênios com proprietários de estacionamentos ou grandes áreas públicas, adequando-as à finalidade da vacinação, para colocar o programa em prática.

Mudança nos royalties

Em reunião de diretoria da ANP, realizada durante a semana, ficou decidido que os municípios de Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Magé e Silva Jardim vão receber de forma integral os royalties por estarem localizados na Zona de Produção Secundária no Estado (ZPS/RJ).

Com isso, os municípios de Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paty do Alferes Rio das Flores e Vassouras/RJ foram desenquadrados da ZPS/RJ. Tudo isso, após perícias técnicas que comprovaram que as respectivas localidades não são diretamente impactados por esses gasodutos advindos da parte marítima.

Do ponto de vista institucional, o Conleste participou ativamente dessa mudança. O resultado desse novo enquadramento promete trazer um significativo aumento de receita para a região do Conleste, colaborando para as gestões dos respectivos municípios.

Entidade que atende crianças e adolescentes precisa de doações

Os integrantes do Coletivo Ponte Cultural iniciaram uma vakinha online para arrecadação de material de construção e dinheiro para reforma e adaptação da nova sede do projeto social. Desde 2017 o grupo, que atende mais de 200 crianças e adolescentes do Apolo II, entre Itaboraí e São Gonçalo, ocupa duas salas cedidas por um centro empresarial, mas, com o passar do tempo o projeto cresceu e o espaço ficou pequeno.

Em junho, o irmão do fundador do movimento social faleceu e a casa foi doada para ser a nova sede do coletivo. Porém o imóvel precisa de reforma. O Coletivo Ponte Cultural surgiu em 2016 e conta hoje com 33 voluntários que oferecem atividades gratuitas como cursos de Teatro, Cinema e TV, Desenho Realista, Danças Urbanas, Teclado, Violão, Piano e o Pré-vestibular Comunitário.

Para participar da vaquinha é só acessar https://www.catarse.me/TijoloporTijolo?ref=project_link. Mais informações no site http://coletivopontecultural.com.br/projetos/