'Controle remoto' contra apagão

Enel investe na instalação de equipamentos que permitem o religamento remoto do fornecimento em caso de apagões - Foto: Divulgação/Enel

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Enel Distribuição Rio está investindo no sistema elétrico da Região dos Lagos para tentar evitar apagões. De 2015 até setembro deste ano, já foram instalados 815 equipamentos de telecontrole. Com os equipamentos telecomandados, é possível religar remotamente em alguns minutos o serviço para grande parte dos clientes afetados pela interrupção, tornando o restabelecimento mais eficiente e reduzindo o número de clientes sem energia em caso de possíveis falhas na rede elétrica, causadas por fatores externos à rede, como queda de árvores sobre a fiação, descargas atmosféricas ou batidas de veículos em postes.

A tecnologia do telecomando permite a identificação do problema, de forma mais ágil e remota, representando um investimento de cerca de R$ 56 milhões. Os equipamentos beneficiam cerca de 420 mil clientes dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.

A aplicação dessa tecnologia na rede faz parte de um pacote de melhorias que a distribuidora tem feito nos últimos anos em toda a sua área de concessão e que já apresenta resultados. Somente na Região dos Lagos, houve reduções de 34% no tempo médio das interrupções de energia por cliente (DEC) e 41% na quantidade média de vezes que os clientes ficam sem energia (FEC) no período de junho de 2019 ao mesmo período de 2020.

Palestras e cursos online

Continuam abertas as inscrições para mais de 8,5 mil vagas em cursos e palestras online da Nave do Conhecimento, através da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Tecnologia (SMDT), da Prefeitura do Rio. De acordo com o Instituto Usina Social, que faz a cogestão das unidades de Irajá, Penha, Madureira, Santa Cruz, Vila Aliança e Padre Miguel, apesar das unidades já terem reaberto após a pandemia, os cursos continuam sendo oferecidos pela internet para evitar aglomeração nas unidades.

As oportunidades são para cursos de informática, tecnologia, empreendedorismo, rede social, criação de artes, entre outros. Todos gratuitos e com certificados. Já as palestras serão direcionadas para a Inteligência Artificial, assunto escolhido como tema da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Inscrições no site www.navedoconhecimento.rio.

Inscrições para estágio

Estão abertas as inscrições para o programa de estágio da BAT Brasil, novo nome da empresa Souza Cruz, que atua há 117 no país e que há mais de cem anos faz parte do Grupo British American Tobacco (BAT). A empresa vai selecionar 40 estagiários, distribuídos pelas áreas de Marketing, Operações, Finanças, Tecnologia da Informação, Tabaco e Recursos Humanos, entre outras, em vários estados, entre eles, o Rio de Janeiro. A remuneração pode chegar a R$ 1,7 mil, além de benefícios.

As inscrições estão abertas até 19 de outubro e poderão ser realizadas pelo site da BAT Brasil no link http://bit.ly/estagiobatbrasil

Dia do Médico com boa música

A Associação Médica Fluminense ( AMF) celebrará o Dia do Médico, no próximo dia 18, às 18h, com homenagem on-line à categoria, sobretudo aos que estão na linha de frente contra a covid-19.

Na ocasião, será empossada a nova diretoria da entidade (gestão 2020 / 2023), que reconduzirá à presidência a pediatra Zelina Caldeira. A live vai comemorar, também, os 50 anos da construção da Casa do Médico e contará com apresentação do pianista Marvio Ciribelli e do guitarrista e bandolinista Sérgio Chiavazzoli. No repertório, choro e bossa nova. A transmissão será pelo canal da AMF no YouTube: https://bit.ly/2HzwmkA.

'Escuta essa, empreendedor'

O Sebrae Rio lançou o podcast "Escuta essa, empreendedor". O programa já está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio (Spotify, Apple Podcast, Google Podcasts) e semanalmente trará um assunto relevante para quem empreende, quem quer empreender ou expandir o seu negócio.

No estado do Rio, 80% dos municípios já estão em processo de reabertura. Por isso a primeira temporada tem o foco na retomada da economia. Em cada programa, os empreendedores entenderão como aplicar os protocolos de saúde dentro do seu estabelecimento, criar oportunidades de atrair novos clientes e aumentar o lucro nesse período serão os principais assuntos debatidos.

Cada programa foi pensado em apresentar soluções para as atividades mais prejudicadas pelo novo coronavírus como turismo, educação, academia, alimentação fora do lar, beleza e moda.

Deputados bem protegidos

Agentes de segurança da Alerj acabaram de passar por um curso de proteção de autoridades. Cerca de 97 seguranças de diversos órgãos participaram da capacitação, dividida em quatro módulos. Os participantes da Alerj integram a equipe que atua na segurança de parlamentares. Ele aperfeiçoaram o manuseio da pistola Glock G22 cal.40, armamento considerado de última geração e utilizado pelas principais forças policiais do mundo.

Opção lúdica para os pequenos

O Dia das Crianças está chegando e o feriado, durante a quarentena, pede atividades lúdicas e interativas para fazer com os pequenos que estão em casa. O Instituto CCR, por meio do programa Caminhos para a Cidadania, propõe algumas brincadeiras que podem divertir e instruir as crianças. Os conteúdos serão trabalhados nos próximos dias, pelos educadores que atuam no programa, estimulando seus alunos, mas qualquer pessoa pode acessar o site em que estão disponibilizados. O site para acompanhar a programação e participar das atividades lúdicas é o www.caminhosparaacidadania.com.br.