Secretário visita hospitais

Carlos Alberto Chaves esteve ontem no HTO de Nilópolis e anunciou medidas para aumentar número de atendimentos - Foto: Mauricio Bazilio/Governo do Estado

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O secretário de estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, esteve na manhã de ontem no Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia (HTO) de Nilópolis, na Baixada Fluminense, onde realizou uma inspeção técnica e anunciou a retomada da unidade e do Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, em Paraíba do Sul. Medidas serão tomadas para que as unidades, que estão em funcionamento, passem a operar com a capacidade completa,regularizando a realização de cirurgias. O diretor clínico do HTO Baixada, Luiz Carlos Cavalcanti, participou da visita. Atualmente, o HTO Baixada é a principal retaguarda para o Hospital Geral de Nova Iguaçu - Hospital da Posse e para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, de Saracuruna.

"Viemos para levantar quais são as dificuldades do hospital, que é estratégico, importante para a regulação do estado, impedindo que fiquem pacientes em outras unidades aguardando cirurgias ortopédicas de alta e média complexidade. Esse é só o começo. Na quarta-feira teremos uma reunião para levantamento de todas as não conformidades com as direções do HTO Dona Lindu e do HTO Baixada para que possamos colocar um ponto final nessa solução difícil que é o atendimento ao idoso e a pacientes ortopédicos que estão em hospitais em que não deveriam estar. Esses pacientes, às vezes, pela demora da cirurgia, acabam ficando totalmente inviáveis para serem operados ou até falecem por demora no atendimento", disse Chaves.

A reunião contará com a participação da OS gestora das unidades, Mahatma Gandhi. Além da retomada de cirurgias, as providências incluirão a solução de questões relacionadas à regulação de pacientes, a liberação das emergências e resolução do problema de pagamentos atrasados. O HTO Baixada, que realiza em média cinco cirurgias por dia, tem capacidade para até 20 operações diárias. A unidade oferece 17 leitos de enfermaria e 6 leitos de UTI.

No último domingo (11), o secretário fez uma inspeção técnica no Hospital Estadual Getúlio Vargas e na UPA Penha, que integram o Complexo de Emergência da Penha, onde anunciou que as visitas às unidades de saúde da rede estadual para levantamento dos problemas e busca de soluções continuará.

Comércio de portas abertas

O Dia do Comerciário será comemorado na Niterói com lojas abertas. Por tradição, a terceira segunda-feira de outubro (que cai no dia 19, este ano) é reservada para as comemorações dos colaboradores do comércio lojista, que fica de portas cerradas.

Porém, devido ao impacto da pandemia, o Sindilojas e o Sindicato dos Empregados do Comércio concordaram com o funcionamento de todas as empresas que assim o desejarem, como forma de minimizar novos prejuízos e preservar empregos.

Mas para poder abrir no dia 19, cada estabelecimento deve obter previamente a autorização do Sindicato dos Empregados (Rua Cadete Xavier Leal, 13, Centro, telefone 2613-5565). Não é necessário autorização do Sindilojas.

Candidatos debatem

Nesta quarta (14), será realizado o primeiro debate com candidatos à Prefeitura de Itaboraí. O evento, organizado pela Faculdade Faces Brasil, acontece às 20h e será transmitido pelo Facebook da instituição. Até ontem, quatro candidatos já haviam confirmado a presença.

Fornecedores aumentam preços

Nova pesquisa da Fecomércio com empresários mostrou que, para 45,1%, os valores dos fornecedores aumentaram muito, seguidos por 42% que consideram que houve um aumento. Entre os entrevistados, 8,6% responderam que os preços ficaram estáveis, 3,1% afirmam que houve redução e para 1,3% os valores diminuíram muito.

Repasse para creches

A 7ª Civel de São Gonçalo determinou que a Prefeitura volte a pagar as creches conveniadas, que brigam na justiça alegando que a verba federal e não é repassada desde abril. O prefeito José Luis Nanci alega que durante a pandemia as creches não estariam funcionando, mas os estabelecimentos dizem que fazem atividades de suporte às famílias, com atividades enviadas para a casa e suporte on-line, além de doações de kits de limpeza, higiene e alimentação.