Deputado lança série'Por Dentro da Alerj'

Bastidores da gravação da série "Por Dentro da Alerj", que estreia nesta segunda (30) - Foto: Paulo Soares

Plenário
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A websérie documental "Por dentro da Alerj", que pretende contar como funciona a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), estreia nesta segunda-feira (30), nas páginas do deputado estadual e pré-candidato à prefeitura de São Gonçalo, Renan Ferreirinha (PSB), no Facebook, Instagram e YouTube. O objetivo da série é despertar o interesse da população pelo Legislativo estadual. Em nove episódios, a "Por Dentro da Alerj" vai mostrar o que faz um deputado estadual, como é o dia a dia do parlamentar, o poder da CPI e, entre outros, como funciona o plenário. Os episódios irão ao ar semanalmente, sempre às segundas, às 18h.

'Aproximar a população do Legislativo'

As histórias são conduzidas e narradas pelo próprio deputado estadual, que idealizou a série e está em seu primeiro mandato. Além de falar do funcionamento da Alerj, os episódios registram alguns momentos importantes de seu primeiro ano como parlamentar. "Precisamos aproximar a população do Legislativo, da política. E essa série é uma forma de fazer isso. Vamos compartilhar conhecimento, informações sobre o trabalho do deputado, vamos mostrar o que estamos fazendo. A série conta também sobre a história do Palácio Tiradentes. É um episódio fantástico sobre essa joia da nossa arquitetura e da memória da política do Brasil", conta Ferreirinha. "Por Dentro da Alerj" tem direção e roteiro de Daniel Brunet e direção de fotografia e montagem de Michell Albuquerque.

Alerj debate Disque-Denúncia

Responsável pela prisão do traficante Fu da Mineira, sem que um único tiro tenha sido disparado, o coronel da PM Rene Alonso demonstrará a importância do trabalho do Programa Disque-Denúncia no combate - com inteligência - à criminalidade, em audiência pública a ser promovida, nesta segunda-feira (30), pela Comissão pelo Cumprimento das Leis da Alerj - a Comissão do Cumpra-se! Presidida pelo deputado estadual Carlos Minc (PSB), a comissão realiza a audiência para que autoridades no setor debatam soluções para o estado de penúria do importante programa da área de Segurança Pública. O Disque-Denúncia não recebe recursos há quatro anos. "Sem receber recursos há quatro anos, o Disque-Denúncia é uma central de atendimento que, por 24 anos, tem sido um importante canal de integração entre população e autoridades de Segurança Pública no combate aos crimes mais diversos", diz Minc.

Organização de calendário

Na semana que vem, o vereador niteroiense Bruno Lessa (PSDB) vai entregar a todos os vereadores uma cópia do anteprojeto que ele organizou do calendário de Niterói. Lessa reuniu, em um único documento, todos os dias que já são leis, mais as propostas de criação de dias em tramitação. A ideia é organizar o calendário da cidade.

CPI vota parecer nesta segunda

A CPI que discute a crise fiscal fluminense se reúne, nesta segunda-feira (30), às 14h, para votar o relatório final das investigações. Durante seus 120 dias de duração, a comissão levantou as razões para o déficit nas contas públicas. Entre os motivos, operações de crédito são apontadas como as principais vilãs.

Jovens com protagonismo na Alerj

A deputada estadual Dani Monteiro (Psol), presidente da Comissão Especial da Juventude, inicia, na próxima segunda-feira (30), uma série de escutas abertas para debater a real situação em que vivem os jovens no Estado do Rio, em particular, negros e moradores de periferias. Ao todo serão cinco encontros temáticos, o primeiro deles sobre trabalho. Na sequência, serão abordadas violência, educação, saúde e cultura. As audiências serão realizadas sempre na Biblioteca da Alerj, e contarão com a participação de especialistas em suas respectivas áreas de atuação, intelectuais e outros. "Trata-se de um convite a que todos falem, proponham e sugiram propostas de políticas públicas específicas para essa faixa etária da população", afirmou Monteiro.