Efeito FGTS e PIS/Pasep

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, falou no Congresso - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Informe
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em audiência pública nesta terça na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que a atividade econômica pode ter crescido ligeiramente no segundo trimestre. "Com base nos dados disponíveis, estimamos que o PIB tenha ficado estável ou crescido ligeiramente. Para os trimestres seguintes, esperamos alguma aceleração, que deve ser reforçada pelo efeito da liberação de recursos do FGTS [Fundo de Garantida do Tempo de Serviço] e PIS-Pasep [Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público]", afirmou.

CURTAS

O Ministério da Saúde e o IBGE iniciaram a Pesquisa Nacional de Saúde 2019. Até fevereiro de 2020, 1.500 pesquisadores irão visitar 108 mil domicílios em mais 3 mil municípios.

O Rio de Janeiro sedia, até 3 de setembro, a Copa do Mundo de Rifle e Pistola da International Shooting Sport Federation (ISSF), que reunirá 542 atiradores de 71 países.

Processo em 1ª instância

Conforme entendimento da maioria, Bendine tem direito de apresentar alegações finais e ser interrogado após os delatores do caso, fato que não ocorreu no processo. O processo deverá voltar para a primeira instância da Justiça Federal em Curitiba.

Confiança da construção

O Índice de Confiança da Construção (ICST), da Fundação Getulio Vargas, cresceu 2,2 pontos de julho para agosto e chegou a 87,6 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Esse foi a 3ª alta seguida do indicador, que atingiu seu maior patamar desde dezembro de 2014.

Caixa prorroga prazo de quitação

A Caixa Econômica Federal prorrogou, até o dia 31 de dezembro, a campanha Você no Azul, voltada para a renegociação de dívidas de créditos comerciais para pessoas físicas e jurídicas. De acordo com a Caixa, os descontos podem chegar a 90% para liquidação à vista, conforme a situação dos contratos e o tipo de operação de crédito. "Com 297 mil contratos liquidados até o momento, a campanha proporciona facilidades para regularização de débitos com atraso superior a 360 dias", informou a assessoria da Caixa.

Precedente perigoso

A força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba afirmou nesta terça-feira (27) que a anulação da sentença do ex-juiz Sergio Moro que condenou o ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, abre precedente para derrubar "praticamente todas" as condenações proferidas na investigação, além da libertação de vários presos.

STF anula condenação

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (27) anular a condenação do ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, em um dos processos da Operação Lava Jato. O placar foi de 3 a 1.

Ipem tem novo presidente

O ex-deputado federal Alexandre Valle Cardoso, foi nomeado, nesta terça-feira (27), para a administração de Wilson Witzel (PSC), governador do Rio. O ex-parlamentar, será o novo presidente do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).