Bienal chega a sua 19ª edição

Mais de 600 mil pessoas estiveram na 19ª edição da Bienal no Rio - Foto: Marcello Zambrana/Light Press

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Acabou a espera! Os amantes da literatura já podem desfrutar do maior evento Internacional do Livro no Rio de Janeiro que ocorrerá até o dia 8 de setembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca. Com horários totalmente flexíveis, a Feira do Livro tem horário de funcionamento de segunda à quinta das 9h às 21h, já nas sextas-feiras das 9h às 22h e, nos fins de semana, o público poderá comparecer das 10h às 22h.

A XIX Bienal do Livro já espera por mais de 112 mil estudantes que haviam se cadastrado para visitar o evento. Com o intuito de acolher e fornecer praticidade, os ingressos da Bienal podem ser adquiridos online através do site: www.bienaldolivro.com.br, no ponto físico Centro Cultural Solar de Botafogo - Rua General Polidoro, 180, em Botafogo, de terça a domingo, das 15h às 19h30, ou nos dias de evento, diretamente nas Bilheterias do Rio Centro. Os convites estão sendo vendidos nos valores de R$15 (meia) e R$30 (inteira) para o dia à escolha do público.

Para quem já pretende ir nesta sexta-feira, se prepare, grandes nomes marcaram presença em três estandes do evento. Na arena #SemFiltro, das 17h às 18h45, "O Mentalista" terá como mediadora a Suzana Pires e contará com o ilustre Henrik Fexeus. No café literário, o horário será mais extenso e terá atrações das 13h às 20h45, com intervalos, levando a mesa Itaú Cultura, as premiações Publish News, As cinco décadas de Literatura homenageando Ana Maria Machado e a história do Rio e suas histórias. Artistas renomados estarão por lá.

Médico Sem Fronteiras - A organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) traz para a 19ª Bienal Internacional do Livro Rio a exposição "MSF em Campo". A mostra, inédita na cidade carioca, é um cenário que replica, em tamanho real, uma tenda de atendimento médico-humanitário e outros elementos comuns às realidades vividas pelas pessoas assistidas nos projetos da organização. Profissionais de MSF que estiveram em campo compartilharão as próprias experiências em visitas guiadas e gratuitas para públicos de todas as idades. É a primeira vez que a organização participa do evento.

Trânsito - A Prefeitura do Rio e a organização do evento pedem que a população que pretende visitar a XIX Bienal do Livro Rio dê preferência ao transporte público para reduzir o impacto no trânsito da região e oferecer mais conforto aos visitantes. O centro de exposições é atendido por duas estações do BRT: Riocentro e Olof Palme.

Olof Palme: Quem seguir da Zona Sul até o Riocentro com transporte público pode contar com o metrô, que faz integração com as linhas da Transoeste e Transolímpica do BRT. Já quem sai da Zona Oeste ou Baixada, conta com linhas da Transolímpica que transportam os passageiros até as estações de BRT.

Especial - Segundo a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, e a Metrô Rio, tendo em vista o grande evento sediado na cidade, está programado um reforço das linhas que trafegam no entorno do evento, com aumento de 20% da frota nos horários de pico. A linha 99 - Jardim Oceânico x Terminal Recreio (Via Bienal) Expresso - vai operar nos dias 31 de agosto e 1, 7 e 8 de setembro, de 9h30 às 22h45. Os visitantes deverão desembarcar na estação Olof Palme.

Estações atendidas pela linha extra especial: Terminal Jardim Oceânico, Estação BarraShopping, Terminal Alvorada, Estação Via Parque, Estação Rio 2, Estação Morro do Outeiro, Estação OLOF PALME (BIENAL), Terminal Recreio.

Opções - Linhas de ônibus até o RioCentro: Rio Centro x Candelária - linhas 368, 348 e 352; Varem Grande x Del Castilho - linha 613 e 881 -Curicica x Jardim Oceânico.

Linhas que passam próximo pela Bandeirantes: Taquara x Pontal - Linha 810 e 954 - Taquara x Recreio.