Bolsonaro promete mais vetos

Governador Wilson Witzel na exposição sobre o Arquivo Público do RJ - Foto: Philippe Lima/Divulgação Palácio Guanabara

Informe
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O presidente Jair Bolsonaro disse na terça-feira que deve vetar quase 20 pontos do projeto de lei sobre abuso de autoridade, aprovado na Câmara dos Deputados no dia 14 de agosto. "Deve chegar a quase 20 vetos, mas tem artigo que tem que ser mantido porque é bom. Não serão só nove", disse Bolsonaro ao deixar o Palácio da Alvorada pela manhã. No início da semana, Bolsonaro afirmou que vetaria pelo menos nove dos dez dos pontos sugeridos pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. O décimo ainda estava em discussão.

Arquivo Público: 88 anos

O governador Wilson Witzel participou, na terça-feira (3), da abertura da exposição em homenagem aos 88 anos do Arquivo Público do Rio de Janeiro. Até quinta-feira (5), os registros que contam a história fluminense estão expostos no Salão Nobre do Palácio Guanabara.

Palácio de portas abertas

A exposição é mais uma iniciativa do projeto "Palácio Guanabara de Portas Abertas", da Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança, que foi retomado neste ano. O público que desejar visitar a exposição, aberta de 9h às 17h, deve fazer sua inscrição por e-mail.

Área ambiental na mira de Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse, na terça, que pretende colocar em votação no plenário nesta semana projetos da área ambiental que possam ter consenso entre os parlamentares, como o que institui a política nacional de pagamento por serviços ambientais e o que pune o desmatamento ilegal na Amazônia. "Vamos votar nesta semana projetos que sinalizam de forma clara a proteção das nossas florestas, do nosso meio ambiente", afirmou.

MBA para servidor

A Escola de Governo e Gestão (EGG) da Prefeitura de Niterói está com inscrições abertas para processo seletivo da 1ª turma do MBA em gestão pública municipal, realizado em parceria com a UFF, e destinado, exclusivamente, aos servidores do Município.

Inscrição até dia 27

Os interessados têm até o dia 27 para se inscrever. O curso tem como principal objetivo a formação e o desenvolvimento de funcionários em temas estratégicos para a gestão pública de Niterói. As aulas terão início em novembro de 2019 e se encerrarão em novembro de 2020.

Educação em debate na Bienal

O estande da Prefeitura de Niterói na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, vem promovendo uma série de debates sobre Educação. O próximo acontece na sexta-feira, dia 6, às 11h, e discutirá as competências e atribuições dos municípios na Educação. O presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, será o mediador do debate, que reunirá o ex-diretor da Escola Técnica Estadual Henrique Lage Fernando Peres e a mestra em Educação Lorena Ribeiro.

CURTAS

Quatro cervejarias atendidas pelo projeto Fortalecimento das Microcervejarias no Rio de Janeiro vão participar do Espaço Sebrae de Cervejas Artesanais no Mondial de La Bière, que acontece a partir desta quarta até domingo, no Píer Mauá, no Rio. São elas: Araribóia (Niterói), Beach Brothers (Campos dos Goytacazes), Inesperada e Lótus (cidade do Rio de Janeiro).

A fauna brasileira, tão ameaçada pelo desmatamento, pelas queimadas e pela falta de uma política ambiental, é tema de exposição na Câmara de Vereadores de Niterói. Até 18 de setembro, de segunda a sexta-feira, entre 9 e 18 horas, no Salão Nobre Aluízio Albuquerque Silva do Valle, no segundo andar, 105 obras podem ser vistas gratuitamente. "O olhar do artista sobre o meio ambiente" reúne trabalhos de profissionais renomados e iniciantes, de professores e alunos, num universo que vai dos 7 aos 90 anos de idade.