Niterói: IPM aumenta em 13,3%

Informe
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mesmo em tempos de crise econômica, Niterói conseguiu aumentar em 13,3% o Índice de Participação do Município (IPM) que incide sobre o ICMS para 2020. Com o incremento, a estimativa da Secretaria Municipal de Fazenda é que a cidade receberá mais R$ 50 milhões, totalizando o equivalente a R$ 420 milhões, no ano que vem. A Secretaria de Fazenda de Niterói aumentou a arrecadação de ISS em mais de 27% com o novo sistema de cobrança para os bancos.

Mais policiamento na BR-101

Em encontro com o ministro da Justiça Sérgio Moro, nesta quarta-feira (4), o deputado federal Carlos Jordy (PSL) pediu o aumento do efetivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101, no trecho Niterói-Manilha. Segundo ele, o reforço se faz necessário por conta dos constantes assaltos a motoristas na rodovia. A reunião foi realizada com o ministro para tratar de assuntos relacionados à segurança no Rio de Janeiro. Segundo Jordy, "o ministro se comprometeu a olhar atentamente essas demandas e dar um retorno em breve. Segurança é uma das maiores prioridades do meu mandato", disse o deputado.

PM nas universidades

A PM deverá garantir efetivo para o policiamento nas universidades públicas estaduais. A determinação é do projeto de lei 623/19, dos deputados Anderson Moraes e Alana Passos, ambos do PSL, que será votado na Alerj nesta quinta-feira (5), em primeira discussão.

Planejamento da segurança

Segundo o projeto, as universidades poderão manter os serviços de segurança e vigilância prestados por empresas terceirizadas. Caberá à PM o planejamento da segurança nos espaços universitários, de modo a balancear os efetivos necessários, seja público ou privado.

Homenagens a policiais

Policiais civis lotados na 78ª DP (Fonseca) foram homenageados, na tarde desta quarta-feira (04/09), pelo presidente da Comissão de Segurança da Câmara de Niterói, vereador Renato Cariello (PDT). Delegados, inspetores e oficiais de cartório receberam moções de aplauso, medalha e títulos de Cidadão Niteroiense e Benemérito. Cariello lembrou que a profissão de policial é uma das mais difíceis nos dias atuais. Os agentes participaram da Operação Pégasus, que desbaratou uma quadrilha especializada em fraudar planos de saúde.

Remexeu no passado

O presidente Jair Bolsonaro remexeu mais uma vez no passado ao rebater comentário feito pela alta-comissária da ONU para Direitos Humanos e ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, sobre "redução do espaço democrático no Brasil".

Abordagem indelicada

Bolsonaro atacou o pai de Bachelet, torturado e morto durante o período de ditadura militar no Chile. Disse que se o general Pinochet não tivesse derrotado os esquerdistas, como Alberto Bachelet, o Chile teria se transformado numa "Cuba".

CURTAS

O governo federal lança nesta quinta-feira, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. A iniciativa visa construir um ambiente escolar de gestão de excelência com parcerias e maior vínculo entre gestores, professores, militares, estudantes, pais e responsáveis. A cerimônia será às 10 horas, no salão nobre do Palácio do Planalto.

Foi realizada nesta quarta, no Espaço Duque de Caxias, do salão de Honra do Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília, a entrega de armamentos destinados à Seção de Segurança do Exército.

Nos últimos dois anos, 24,7% dos empresários fluminenses tiveram algum prejuízo com fraudes, foi o que revelou o novo levantamento sobre Fraudes, realizado pelo IFec RJ, para a Fecomércio RJ. A sondagem foi realizada com mais de 600 empresários do estado, e também mostrou certo pessimismo, por parte de 84% dos entrevistados, que acreditam que as ações fraudulentas estão em ascensão. A pesquisa ouviu 637 empresários fluminenses.