Planetário da Gávea sob nova direção

Josafá Carlos de Siqueira discursa na cerimônia de posse de Maria Thereza Ribeiro Fortes como diretora do Planetário; Adolpho Konder estava presente - Foto: Armando Paiva/Divulgação

Informe
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Maria Thereza Fortes tomou posse, na manhã desta quinta-feira (19), como Presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro. A cerimônia, que aconteceu na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, na Gávea, contou com a presença de Josafá Carlos de Siqueira, reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e do secretário municipal de Cultura do Rio, Adolpho Konder Homem de Carvalho Filho.

Maia defende fundo partidário

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), defendeu nesta quinta (19), o uso do Fundo Eleitoral para financiar campanhas. Segundo ele, os recursos públicos equilibram a disputa entre os candidatos. "Quando se decidiu por não ter financiamento privado, você não tem outra saída. Porque se não tiver financiamento público, só terão financiamento as campanhas que estiverem vinculadas a um empresário rico que possa doar como pessoa física", disse após um seminário sobre a Reforma Tributária, promovido pela Câmara Americana de Comércio.

Agentes de Trânsito em pauta

O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira, Controle e Orçamento e líder do governo na Câmara Municipal de Niterói, Carlos Macedo (PRP), se reunirá hoje (20), com o prefeito Rodrigo Neves, para dialogar sobre vetos ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos agentes de trânsito municipais. Entre eles, os que contemplam pagamentos retroativos de janeiro, além de auxílio uniforme. O Executivo alega que o tipo de gasto, da ordem de R$ 400 mil, é inconstitucional, pois gera despesa à Prefeitura. "Me surpreende, pois já sabiam deste impacto financeiro, quando foi tratado com representantes da Prefeitura, antes de ser votado pelos vereadores. Vamos dialogar e buscar entendimento", disse Macedo, que é líder de Governo na Casa.

Intercâmbio de gabinetes

Nesta sexta (20), 40 chefes de gabinetes brasileiros, de diversas correntes ideológicas, se reúnem em Brasília. A iniciativa, promovida pelo Pacto pela Democracia, é que os funcionários do Poder Legislativo nacional troquem experiências e discutam maneiras possíveis de inovação no exercício de suas atribuições, para trazer o discurso de renovação política para a prática. O niteroiense Fernando Tinoco, chefe de gabinete do vereador Paulo Eduardo Gomes (Psol), estará na capacitação, que acontece na sede da organização WWF-Brasil.

CURTAS

A Coppead/UFRJ promove, no próximo dia 23 setembro, um workshop para os interessados em se aprofundar em seu programa de MBA em tempo integral, 100% gratuito e totalmente ministrado em inglês. O evento acontece às 11h e abordará temas do curso, que é um dos melhores do mundo no segmento, segundo o ranking do jornal britânico Financial Times. As inscrições para a turma de 2020 estão abertas, e mais informações podem ser obtidas no site www.coppead.ufrj.br.

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) aprovou, por unanimidade, em sessão ordinária nesta semana, o parecer do relator Sergio Francisco Carlos Graziano Sobrinho, da Comissão de Direito Penal, contrário ao projeto de lei 333/2015, do senador José Serra (PSDB-SP), que se destina a "aumentar o rigor punitivo e encarcerar por mais tempo os adolescentes infratores".

Segundo o parecer, sustentado por Marcio Barandier, o PL tem o objetivo de "burlar a cláusula constitucional que impede a diminuição da maioridade penal, ampliando o tempo de permanência de jovens em medidas de internação".

(Com Lucas Schuenck e Priscilla Costa)