Aeroporto Santos Dumont inaugura sua 'nova' pista

Nesta intervenção no aeroporto, foram investidas 8,5 mil toneladas de asfalto - Foto: Douglas Macedo

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas esteve, na tarde de ontem, no aeroporto Santos Dumont, em solenidade para inauguração da pista de pouso e decolagem recém-reformada pela Infraero. A obra, com custeio de R$9 milhões, durou 28 dias, mesmo o prazo original indicando 75. O presidente da Infraero, tenente-brigadeiro Hélio Paz de Barros Júnior, presente à cerimônia, anunciou, para maio do ano que vem, início de obras no pavimento das pistas do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Estiveram presentes na cerimônia autoridades do município do Rio e Estado.

"Entregar obra é sempre uma alegria, vamos entregar outra no sábado (28), mostra o talento da equipe que está à frente desta responsabilidade que nos foi confiada pelo presidente Bolsonaro", comemorou o ministro Tarcísio. Complementando com uma breve análise ao Governo até os dias de hoje. "O presidente assertivamente estabeleceu profissionais técnicos para as pastas. Precisávamos dessa coragem. Vamos entregar uma infraestutura muito melhor do que a que recebemos", pontuou ele, que é engenheiro.

Tarcísio esteve acompanhado de uma grade comitiva que, mesmo debaixo de chuva, conferiu de perto as melhorias da pista, que envolveu a recuperação da camada porosa e estrutural da pista. Diretor de operações da Infraero, Brigadeiro André Luiz da Fonseca mencionou a parceria entre os órgãos da aviação. "Não foi obra de uma pessoa só, empresa só, mas de um setor. Todos estiveram juntos, nem sempre concordando, mas buscando entendimento. Agradeço todos os clientes, empresas de companhias aéreas que souberam entender a necessidade da obra", discursou.

Número 1 na Infraero, o presidente do órgão, tenente-brigadeiro Hélio Paz de Barros Júnior, também destacou a sintonia dos órgãos envolvidos, "Agradecemos ao apoio incondicional do ministro à Infraero e reverencio o trabalho do diretor (Fonseca) para chegar aos resultados. Esse aeroporto tem representatividade pessoal, pois aqui se conheceram meus pais", observou.

As reformas da pista acontecem rotineiramente a cada dez anos, a última foi realizada em 2009. Nesta intervenção, foram investidas 8,5 mil toneladas de asfalto, que eram trazidos de Magé ao Santos Dumont, gerando 150 empregos diretos e indiretos. Para o secretário municipal de Infraestrutura e Habitação do Rio, Sebastião Bruno, grande acerto do setor de aviação. "Mesmo com tempo chuvoso, se saiu muito bem. A cidade do Rio participa com muito gosto deste feito", elogiou.