2 mil serviços com certificação digital

Informe
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse na quarta-feira (25) que, dos mais de 2 mil serviços prestados pelo governo, 328 já possuem certificação digital. A expectativa é de que, até o final de 2020, todos esses registros já estejam disponibilizados nesse tipo de plataforma, "ao alcance de qualquer smartphone", declarou o ministro durante o 17º Fórum de Certificação Digital (CertForum). Segundo Lorenzoni, a exemplo da Medida Provisória da Liberdade Econômica, as certificações digitais têm ajudado o país a dar facilidades para os empreendedores brasileiros.

China é celebrada no Rio

A China está sendo celebrada no Rio de Janeiro com a Mostra de Cinema ChinaBrasil. E nesta quinta-feira (26), o idealizador do projeto Arthur Chen – empresário chinês naturalizado brasileiro –, faz várias homenagens e entrega de prêmios no UCI – New York, na Barra da Tijuca, num encontro só para convidados.

O objetivo da mostra é promover o intercâmbio cultural entre os dois países, abrindo espaço para a difusão do cinema chinês para o público carioca. A curadoria é de Antonio Leal (diretor e idealizador do CINEfoot) e do documentarista Hélio Pitanga (“Arpoador”/2016 e “Som, Sol e Surf”/18).

Juro menor no especial

Os clientes de bancos pagaram juros menores no cheque especial e taxas mais altas no rotativo do cartão de crédito, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central. O juro do cheque especial caiu 11,8% em agosto, comparado a julho, e chegou a 306,9 % ao ano.

Só usar em emergência

Em 2019, os juros do cheque especial caíram 5,7%. Apesar de estar menor, a taxa pelo uso do cheque especial é a mais cara entre as modalidades de crédito para as famílias e a recomendação do Banco Central é que só seja usado em situações emergenciais.

Homenagem na Câmara

A psicóloga Ana Cristina Barros Fróes Garcia foi homenageada esta semana na Câmara Municipal de Niterói. Ela recebeu, junto com a equipe do Centro Psicológico de Controle do Stress (CPCS), Moção de Congratulações por iniciativa do vereador Paulo Henrique (PHS), por serviços sociais prestados na cidade. Na mesma ocasião, a psicóloga foi agraciada com a Medalha Felisberto de Carvalho.

 

Mal atinge 90% da população

Cada vez mais, o estresse está na ordem do dia. A Associação Internacional do Controle ao Estresse, coloca o brasileiro como o segundo povo mais estressado, perdendo apenas para o japonês. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% da população mundial sofre dessa enfermidade.

Estímulo à superação

Um dos pioneiros no estudo do estresse no Brasil foi justamente o pai da psicóloga Cristina Barros, o psiquiatra Robson Motta Barros. Com base em suas pesquisas, ele mostrou que o stress também pode ser encarado de forma positiva, servindo com um estímulo a superação de dificuldades.

Mais uma na conta do Cabral

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou sua 30ª denúncia contra o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. A acusação desta vez é por uma suposta prestação de informações falsas às autoridades fazendárias nas declarações do Imposto de Renda dos anos calendário 2013, 2014 e 2015. Segundo os procuradores, a sonegação fiscal chega a R$ 10,4 milhões e caracteriza crime contra a ordem tributária.

CURTAS

Recém-chegada da Alemanha, Maria Yasmin Spinelli Tauil falou sobre programa de intercâmbio na Casa da Amizade, em Charitas.

Pedro Alvarenga e Rafael Parquett, alunos do 8º ano C do La Salle Abel, ganharam o 1º lugar da categoria sub-14 masculino da Norway Cup, na Noruega. É o maior torneio de futebol infantil e adolescente do mundo.

Na sexta-feira, 27, a partir das 13h, o Centro Cultural dos Correios, no Rio, será palco do registro histórico da Campanha de Conscientização da Doença de Alzheimer no Brasil. Na ocasião serão lançados carimbo e selo personalizados referentes à doença e realizada a palestra "Longevidade - uma questão mental", ministrada pela fonoaudióloga Tathiana Tavares.

Além dos lançamentos filatélicos, o Centro Cultural Correios RJ e Espaço Cultural Correios Niterói ganharam iluminação na cor lilás, utilizada para marcar a data, durante todo o mês de setembro.