Fecomércio RJ lança o Movimento Rio em Frente na próxima segunda-feira

Wilson Witzel anuncia contratação de dois mil jovens para o programa Segurança Presente - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Promovendo uma semana de palestras e debates para pensar o futuro do estado do Rio de Janeiro, a Fecomércio RJ busca ratificar o papel de agente de transformação social. O evento integra uma ampla agenda de ações que vem sendo realizada a partir do compromisso do Sistema Fecomércio RJ em fortalecer o estado do Rio. O lançamento do Movimento Rio em Frente é mais uma iniciativa desta agenda.

“Fecomércio RJ, Sesc RJ e Senac RJ vem atuando de forma estratégica e alinhada no sentido de cooperar não só com os segmentos empresariais que representamos, como, também, junto aos gestores públicos com o objetivo de fortalecer e reposicionar o Estado do Rio de Janeiro. O Movimento Rio em Frente simboliza o nosso compromisso. Pensar, debater e encontrar oportunidades e soluções para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do estado”, destaca o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Durante os dias 30 de setembro e 07 de outubro, diferentes setores da sociedade irão se unir em debates na sede da Fecomércio RJ, no bairro do Flamengo, no Rio, com o objetivo de identificar estratégias adequadas ao resgate do Rio de Janeiro.

Entre os participantes, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o técnico do time de vôlei feminino do Sesc RJ, Bernardinho, o Padre Zeca de Mello, a especialista em economia criativa, Ana Carla Fonseca, e o filósofo Leandro Karnal. Além de reunir expoentes em diversos assuntos com o propósito comum, o Movimento Rio em Frente extrapola o plano das ideias e convida toda população fluminense ao engajamento e à ação.

O evento que começa no dia 30 de setembro, será promovido por um Panorama sobre o momento social e político do RJ, com abertura do Governador Wilson Witzel e debate com o economista Marcelo Neri e o jornalista do jornal O Dia, Cassio Bruno.

Já no segundo dia da programação, 02 de outubro, o tema será A Cidade que queremos, com palestra do técnico Bernardinho e debate entre a nova reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, o arquiteta e urbanista, Guto Índio da Costa, e o maestro da Orquestra da Maré, Carlos Eduardo Prazeres.

No terceiro dia, 03 de outubro, o assunto será Cidadania e educação no futuro e contará com palestra do Padre Zeca de Mello. Também participarão a educadora Mônica Pinto, a escritora Silvana Gontijo e a vice-diretora do Instituto Embratel, Daniely Gomiero.

No dia 04 de outubro, a palestra será ministrada por Ana Carla Fonseca, criadora da Garimpo de Soluções e referência em economia criativa. Após a palestra, acontece um debate entre o CEO da Fábrica de Startups, professor da ESPM e coordenador do núcleo de estudos de economia criativa, Eduardo Ariel, e da atriz e produtora Carla Camurati.

Encerrando a programação, no dia 07 de outubro, Leandro Karnal abordará o tema Ética.