Armas: Witzel quer processar Paraguai

Informe
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governador Wilson Witzel pretende processar o Paraguai junto à Organização das Nações Unidas (ONU) pelo tráfico de armas ao Brasil, um dos principais vetores de violência no estado, segundo ele. Witzel disse que uma das soluções é fechar com forças de segurança a fronteira paraguaia e se prontificou em enviar policiais do estado para ajudar na tarefa. Ele falou à imprensa na sexta-feira (27), no Palácio Guanabara, após um evento dirigido a empresários.

Fechamento de fronteira

"Vamos fechar a fronteira com o Paraguai. Não comercialmente, mas policialmente. Eu colaboro, mando policiais para a fronteira. E vou pedir a outros estados que mandem policiais para lá. Não é possível que o Brasil continue sangrando com essas armas e ninguém faça nada. Determinei à Procuradoria-Geral do Estado que iniciasse estudos para nós representarmos o Paraguai perante a ONU e a Corte Interamericana dos Direitos Humanos. O Paraguai é um grande comerciante de armas e não tem controle para quem as vende. As armas do Paraguai, dados da Polícia Rodoviária Federal, indicam que vêm pela fronteira à vontade", disse Witzel aos jornalistas.

Frente Armamentista

A convite da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições (Aniam), a Frente Parlamentar Armamentista da Câmara dos Deputados visitou a fábrica da Taurus, em São Leopoldo (RS). Na comitiva estavam os deputados Loester Trutis (PSL-MS), que é presidente da Frente, Daniel Silveira (PSL-RJ), Felício Laterça (PSL-RJ), Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) e Delegado Pablo (PSL-AM). O encontro faz parte da programação e da pauta da Frente Parlamentar Armamentista e é a primeira de cinco visitas em indústrias de armamentos previstas no calendário da Frente.

Kits de emergência

Maria Yasmin Spinelli Tauil Rodrigues voltou de intercâmbio na Alemanha empolgada com o projeto Shelter Box, dedicado a fornecer kits de emergência para famílias vítimas de catástrofes mundo afora. Agora embaixadora do projeto, Yasmin fez palestra esta semana na Casa da Amizade, em São Francisco.

 

Embaixadora do projeto

Agora embaixadora do projeto, Yasmin fez palestra esta semana na Casa da Amizade, em São Francisco. Foi ouvida, entre outros, pela intercambista francesa Clara Skorupski; a protocolo do Rotary Club Niterói Leste, Christiane Monteiro, e o procurador-geral e diretor de Imagem Pública do RCNL, Ricardo Alcântara Pereira.

Filme de Niterói selecionado

O documentário "Boca de Fogo", de Niterói, dirigido por Luciano Pérez Fernández, é um dos 15 filmes selecionados para a mostra nacional Olhar Brasilis do Curta Santos, Festival de Cinema de Santos que acontece de 1º a 6 de outubro no litoral paulista. No total, mais de 500 obras de todo o país foram inscritas. A ação se passa na cidade de Salgueiro, no sertão de Pernambuco. Na arquibancada, o sol castiga os torcedores. No rádio, Boca de Fogo incendeia a transmissão.

CURTAS

Cerca de 1 milhão de alunos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil farão neste sábado (28) a prova da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O início da aplicação será às 14h30.

O 23º Censo da População Infanto Juvenil Acolhida no Estado do Rio de Janeiro, divulgado na sexta (27) pelo Ministério Público do Estado (MP-RJ), mostra que, em 30 de junho, havia 1.723 crianças e adolescentes acolhidos por 198 entidades. Desse total, 164, ou 9,52% do total, foram consideradas aptas para adoção e 717 não recebiam visita.

O Fórum Permanente de Direito Penal e Processual Penal da Emerj, em parceria com a Université Du Luxembourg, a Associação Internacional de Direito Penal (AIDP), o Instituto Compliance Rio, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e a Universidade Estácio de Sá, realizará, nos dias 1 e 2 de outubro, o seminário "Whistleblowers e Justiça Negociada", no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura.