Católicos celebram São João Paulo II

Papa João Paulo II em sua primeira visita ao Brasil - Foto: Reprudução

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Neste dia 22 de outubro a Igreja Católica celebra o dia de São João Paulo II. O papa que virou santo é muito querido entre os brasileiros, pois foi o primeiro a visitar o país, fato que ocorreu em 30 de junho de 1980. Em sua visita, João Paulo II visitou Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Aparecida do Norte, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém, Teresina e Fortaleza.

São João Paulo II nasceu na cidade polonesa de Wadowice, no dia 18 de Maio de 1920. Seu nome de batismo é Karol Wojtya.

A Europa vivia a turbulência da Segunda Guerra Mundial, quando de forma clandestina, o jovem Karol iniciou seus estudos no seminário da Cracóvia, no ano de 1942. Foi ordenado sacerdote em 1946 . Em 1958 foi nomeado Bispo auxiliar da Cracóvia pelo Papa Pio XII. Sua ordenação episcopal aconteceu em 28 de Setembro do mesmo ano. Já no ano de 1964, no dia 13 de Janeiro, foi eleito Arcebispo de Cracóvia. Em 26 de Junho de 1967, chegou a Cardeal pelo Papa Paulo VI. Na tarde de 16 de Outubro de 1978, foi eleito papa, sucedendo João Paulo I.

João Paulo II esteve à frente da Igreja Católica pelo período de 26 anos. Morreu em 2 de abril de 2005, com a saúde debilitada pelo avanço da doença de Parkinson.

Em 2009, no dia 19 de dezembro, João Paulo II foi proclamado "Venerável" pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI.

No dia 1º de maio de 2011, foi proclamado Beato, também pelo Papa Bento XVI. Em 2014, em uma cerimônia presidida pelo Papa Francisco, com a presença do Papa Emérito Bento XVI, foi declarado santo, junto com o Papa João XXIII.

A data para celebração de João Paulo II foi estabelecida pelo Papa Francisco, porque simboliza o dia da primeira missa celebrada como Pontífice por Karol Wojtyla, em 1978.