Parceria com a iniciativa privada

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Representantes do trade turístico também se mostraram a favor da medida. Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, afirmou que o turismo ganhou mais fôlego para alavancar. "É fundamental vermos este apoio ao setor. Consideramos uma medida adequada para o turismo e que trará ganhos importantíssimos para o país".

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, filiada à Confederação Nacional do Comércio, também comemorou a medida. O presidente da entidade, Alexandre Sampaio, destacou o fortalecimento com ênfase na parceria com a iniciativa privada.

"A Embratur poderá ampliar investimentos e compartilhamento de custos com a iniciativa privada para promover o Brasil como destino turístico no exterior, tornando o setor mais competitivo no cenário internacional", ressaltou Sampaio. Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, destacou: "Ao assinar a medida, o presidente Bolsonaro reconhece, mais uma vez, a importância da indústria do turismo e proporciona novos horizpara o país", disse.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, viu com entusiasmo a mudança: "As medidas representam mais um passo do Turismo em busca de mercados mais atrativos e competitivos com intuito de beneficiar diretamente a população. Esta é uma data histórica para o setor. Estamos modernizando a gestão e tirando o Estado das costas dos empresários e do povo", pontuou.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou nesta quarta-feira Medida Provisória 907, que transforma a autarquia Embratur em uma Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, extingue cobranças e mantém benefícios fiscais para segmentos turísticos a partir de janeiro de 2020. Com a transformação da Embratur, com status de Serviço Social Autônomo, a Agência será subordinada ao Ministério do Turismo, mas terá orçamento próprio de recurso.