Vandalismo leva cidades dos EUA a toque de recolher

Várias cidades norte-americanas registraram novos protestos contra racismo - Foto: Reprodução TV Globo

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nova York antecipou o toque de recolher de 23h para 20h e prorrogou até domingo. A decisão foi anunciada ontem, depois de atos de vandalismo em vários pontos da cidade. A capital Washington e Los Angeles também vão permanecer com o toque de recolher. Já é o oitavo dia de manifestações pelo assassinato de George Floyd, negro asfixiado até a morte por um policial branco em Minneapolis, estado de Minnesota, no último dia 25.

O toque de recolher havia sido decretado pelo prefeito de Nova York, Bill de Blasio, e valeria das 23h de segunda-feira até às 5h de terça. No entanto, manifestantes não respeitaram a ordem e foram às ruas em mais um dia de protestos. Lojas de departamentos, incluindo algumas de luxo, foram depredadas e saqueadas.

Os Estados Unidos já registraram a morte de nove pessoas durante os protestos, apesar da maioria dos atos serem considerados pacíficos.

Outros países - Outros países registraram protestos ontem, como Austrália e Reino Unido. Em Paris, na França, o número de manifestantes chamou a atenção: mais de 19 mil foram às ruas. O país havia proibido reuniões com mais de 10 pessoas por conta do novo coronavírus. Além da morte de Floyd, parisienses protestavam pelo jovem francês Adama Traoré, que morreu em 2016, enquanto estava sob custódia da polícia.

Durante cerca de duas horas, a manifestação se manteve pacífica. Depois desse período, alguns participantes atiraram pedras contra policiais e atearam fogo em objetos.