EUA: idoso é empurrado por policiais em protesto

Os policiais que derrubaram o idoso foram suspensos sem direito a salário - Foto: WBFO / Reprodução de vídeo do Twitter

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um idoso de 75 anos foi empurrado por um policial durante um protesto na cidade de Buffalo, no estado de Nova York, na quinta-feira (4). Ao cair no chão, o homem, não identificado, bateu com a cabeça e foi internado em estado grave. Os dois policiais que derrubaram a vítima foram suspensos.

O empurrão contra o idoso foi flagrado em um vídeo gravado por um repórter de uma rádio local e viralizou na internet. O idoso caminha em direção aos policiais. Um deles afasta o homem com um bastão e o outro o empurra com as mãos. Pelas imagens é possível ver sangue escorrendo da cabeça e ouvido da vítima, após a queda.

As cenas ainda mostram que ninguém socorreu o idoso de imediato, enquanto vários agentes passavam pela vítima. O policial que o empurrou com um cassetete se inclina para olhar, mas é afastado por outro agente, que solicita um médico pelo rádio comunicador. Só então dois médicos, que estavam próximos ao local, se apresentaram e prestaram socorro, encaminhando a vítima para uma ambulância.

O homem foi levado para um hospital de Buffalo e foi internado em estado grave, apresentando lesão cerebral. Apesar disso, ele está estável.

Para a imprensa local, a polícia disse que um homem se feriu após tropeçar e cair durante uma discussão nos protestos. Mais tarde, com o compartilhamento das imagens na internet, os dois policiais que aparecem no vídeo empurrando o idoso foram suspensos sem direito a salário. Uma investigação de assuntos internos foi aberta.

Casa Branca - Manifestantes que participavam de um ato em frente à Casa Branca pintaram um mural com os dizeres "Black Lives Matter" (vidas negras importam) na 16th Street, uma das avenidas mais importantes do país. A pintura começou ainda na madrugada e terminou por volta de meio-dia do horário local. Neste sábado, está marcada em Washington uma das maiores marchas em homenagem a George Floyd, homem negro morto por um policial branco.

Floyd foi asfixiado durante oito minutos durante uma abordagem em Minneapolis, Minnesota, no último dia 25. Desde então, atos contra a violência policial e o racismo tomaram conta do país e do mundo.