"Não se brinca com mortes e doentes", afirma Maia sobre as alterações dos dados da covid-19

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia - Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Coronavírus
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em publicação na rede social Twitter, o presidente da Câmara dos Deputados (DEM), Rodrigo Maia, se manifestou sobre a mudança na divulgação dos dados de infectados e mortos pelo covid-19 no Brasil, neste domingo (7). Maia ainda exigiu que o Ministério da Saúde divulgue os dados "com seriedade, respeitando os brasileiros e em horário adequado".

“Brincar com a morte é perverso. Ao alterar os números, o Ministério da Saúde tapa o sol com a peneira. É urgente resgatar a credibilidade das estatísticas. Um ministério que tortura números cria um mundo paralelo para não enfrentar a realidade dos fatos.”, afirma o presidente da Câmara dos Deputados em publicação.

Maia completou a sua fala informando que a comissão externa da Câmara, que trata da Covid-19, vai se debruçar sobre as estatísticas. “Não se brinca com mortes e doentes”, concluiu.

Na noite neste domingo (7), o Ministério da Saúde divulgou dados divergentes sobre a doença. As primeiras informações oficiais divulgadas, por voltas das 20h40, pelo ministério eram de 1.382 novos óbitos em 24 horas e 12.581 novos casos de infectados, no mesmo período. No entanto, em torno das 21h50, a plataforma atualizou os dados que informavam 525 novas mortes e 18.912 casos novos confirmados.

Nos últimos dias, o governo já havia deixado de apresentar alguns dados consolidados e mudado a dinâmica de divulgação. Antes, a pasta divulgava boletins atualizados diariamente entre 17h e 18h, durante coletivas de imprensa. Desde a última quinta-feira (4), os dados têm sido divulgados próximo às 22h.