Livro mostra que matemática pode se aprender brincando

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Não é novidade que muitas crianças não gostam de matemática, o que torna a temida matéria uma grande vilã nos boletins escolares. Com o objetivo de oferecer um material que estabeleça relações entre a matemática e os demais domínios do conhecimento de forma prazerosa, a professora do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF), Márcia Martins, lançou recentemente o livro "Matemática se aprende brincando - humor, desafios e curiosidades". Para Márcia, a motivação em escrever o livro foi o fato de acreditar que a motivação é o "x" da questão.

"Penso que o que quer que sejamos levados pela vida a fazer, flui com muito mais eficácia quanto estamos motivados. O entusiasmo desperta no humano uma capacidade de vencer obstáculos e ir além do que ele próprio imagina ser possível. Resolvi escrever um livro onde a matemática é abordada com o foco no lúdico, tentando trazer à tona leveza e diversão. A proposta é despertar um contato divertido e saboroso com a matemática", explica a professora.

O livro tem como base didática a experiência adquirida por Márcia ao longo de mais de 30 anos de magistério. O exemplar, o sexto de sua carreira, coroa o trabalho desenvolvido por tanto tempo junto ao alunado, dando voz a matemáticos importantes de diversos períodos e apresentando vários aspectos desse mundo tão instigante que é a matemática. A autora vai da poesia ao humor, passando por temas que inspiraram peças teatrais e filmes famosos. O lúdico é a palavra chave que dá norte aos capítulos.

"Acho que as verdades sobre as quais nos apoiamos se enriquecem na proporção em que nos alimentamos de conhecimentos, não apenas escolares ou acadêmicos. E isso aplica-se à matemática. Ela está sempre presente no cotidiano. Quem cozinha está o tempo todo a medir ingredientes usando, sem nem mesmo se dar conta, unidades de medidas. Os enfermeiros, médicos, padeiros, economistas, costureiros, músicos, engenheiros, artistas e um sem número de profissões também dependem de matemática para realizarem o seu ofício", disse a professora.

O livro pode ser adquirido no site da WAK Editora (www.wakeditora.com.br) e em qualquer livraria.