Em cartaz, festivais de cinema

Um dos destaques do Mundo Árabe é o documentário inédito "Gaza", dos diretores Garry Keane e Andrew Mc Connell - Foto: Divulgação

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Festivais de cinema online fazem a alegria dos cinéfilos durante a pandemia. Entre as opções estão as mostras: Mundo Árabe de Cinema em Casa, Internacional de Cinema Virtual e Cinemas Africanos, chamada de Cine África. As programações incluem curtas, longas e documentários inéditos.

Com cinco filmes inéditos no Brasil, a Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa apresenta e celebra a diversidade do cinema nos países árabes e até o dia 27 de setembro.

Um dos destaques é o documentário inédito "Gaza", dos diretores Garry Keane e Andrew Mc Connell. Os outros filmes inéditos são "Beirut, La Vie en Rose", dirigido por Èric Motjer; "Árabes Ocidentais", de Omar Shargawi; "1982", de Oualid Mouaness; e "O Dia em que Perdi Minha Sombra" (The Day I Lost My Shadow), de Soudade Kaadan, primeiro filme sírio a competir no Festival de Veneza e ser premiado na edição como melhor estreante.

Além dos filmes inéditos, a mostra apresenta uma seleção especial histórica de filmes que estiveram em suas edições dos últimos 15 anos. O evento é uma realização do ICArabe, com o apoio do Sesc São Paulo e patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. A mostra poderá ser acompanhada pela plataforma Sesc Digital www.sescsp.org.br/cinemaemcasa e também pela plataforma do evento mundoarabe2020.icarabe.org.

#CulturaEmCasa

Já na primeira Mostra Internacional de Cinema Virtual, serão exibidos 33 filmes de 21 países, por meio da plataforma gratuita #CulturaEmCasa. A mostra acontece até 30 de setembro. Entre os filmes, 22 são longas, dois são curtas de animação e nove são documentários, todos inéditos no Brasil e com legendas em português.

A iniciativa é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Relações Internacionais em parceria com consulados, embaixadas e institutos dos países participantes e da organização Amigos da Arte. A programação será exibida diariamente pela plataforma #CulturaEmCasa, às 19h e às 22h. Alguns filmes ficarão disponíveis por tempo limitado para exibição por demanda, mas alguns serão exibidos em sessão única.

Entre os filmes a serem exibidos estão o longa canadense "Pequenos Gigantes" (Giant Little Ones) e o alemão "Férias" (Ferien). Será exibido também o longa "Hindi Medium", uma das maiores bilheterias da Índia.

Até novembro

Dez longas e dois programas de curtas serão apresentados entre até novembro na nova edição da Mostra de Cinemas Africanos, chamada de Cine África. Os filmes são totalmente gratuitos e com legendas em português.

As exibições acontecem na plataforma Sesc Digital. A mostra terá início no dia 10 e terminará em 26 de novembro.

Há filmes de Burkina Faso, Camarões, Egito, Etiópia, Nigéria, Quênia, Senegal e Sudão. As exibições acontecem às quintas-feiras, mas o filme fica disponível por uma semana na plataforma. A exibição é acompanhada por uma entrevista exclusiva com o diretor de cada filme.

A curadoria da mostra é de Ana Camila Esteves.

"A curadoria para este formato online privilegia filmes africanos contemporâneos que já tiveram suas trajetórias em festivais internacionais encerradas, mas que permanecem relevantes e, em sua maioria, não exibidos no Brasil", disse Ana Camila.

A película que vai abrir o evento é o drama Fronteiras, da diretora Apolline Traoré, que retrata uma viagem de quatro mulheres do Senegal à Nigéria. Entre os filmes a serem exibidos estão também a comédia inédita "aKasha", de Hajooj Kuka, primeiro longa de ficção do cineasta e ativista sudanês; "O Fantasma e a Casa da Verdade", de Akin Omotoso; "Nada de Errado", documentário de direção coletiva sobre imigrantes africanos na Suíça; e o drama queniano "Supa Modo", de Likarion Wainaina, sobre uma menina com uma doença terminal que sonha ser uma super-heroína.

Além dos filmes, a mostra apresenta também um bate-papo sobre o tema Cinemas Africanos em Contexto Digital, na live do Cinema da Vela. Também haverá um curso sobre o cinema africano e o lançamento de um e-book.

A programação e mais informações sobre o Cine África podem ser consultadas no http://mostradecinemasafricanos.com/.