Muita fé na festa de 89 anos do Cristo

Do alto do Morro do Corcovado, a imagem do Cristo Redentor contempla de braços abertos a cidade do Rio de Janeiro - Foto: Divulgação / EBC

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Monumento ao Cristo Redentor, inaugurado em 1931, completou 89 anos na segunda-feira. A data festiva foi marcada por um dia inteiro de atividades. Durante todo o dia, houve celebrações religiosas, sociais e culturais. A festividade teve início com a tradicional vigília de oração, de meia-noite às 8h, conduzidas por jovens das Novas Comunidades (Shalom e Canção Nova) e terminou com a Santa Missa em Ação de Graças pelos 89 anos do Cristo Redentor, presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta.

Em seguida, foi repartido o tradicional bolo comemorativo, preparado pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), que, neste ano, entregou fatias de bolo embaladas individualmente devido à pandemia do coronavírus (covid-19). Brinquedos arrecadados pela campanha social Ativa Criança foram doados por centenas de pessoas e foram entregues a crianças em situação de vulnerabilidade social de comunidades do Rio de Janeiro ao longo da semana do aniversário do Cristo Redentor.

Ao meio-dia, o reitor do Santuário Cristo Redentor, rezou, junto com a cantora Elba Ramalho, o Ângelus e o Terço Mariano, em honra a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, cuja data também foi celebrada ontem. O Santuário tem uma capela, localizada abaixo do monumento, dedicada à Nossa Senhora Aparecida, onde pessoas do mundo inteiro fazem preces e agradecem por graças alcançadas.

Até às 18h houve bênção aos turistas e peregrinos de hora em hora.

À noite, a Orquestra Jovem nas Comunidades, da cidade de Itaguaí, na região metropolitana do Rio, fez uma apresentação, tendo como mestre de cerimônia a empresária Gardênia Cavalcante. Logo após, foi realizada uma projeção com alguns trabalhos do Santuário Cristo Redentor no ano de 2020.

A festa continua nesta terça-feira, às 10h, com a santa missa em Ação de Graças pela marca de 1 milhão de pães doados pela campanha social "Cristo Redentor, Eu Quero Doar", em parceria com a Associação Arquidiocesana Tarde com Maria.

A celebração será presidida pelo Padre Omar, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. Por meio da campanha social, o Santuário Cristo Redentor também já entregou mais de 200 toneladas de alimentos e itens de higiene pessoal, proteção facial e limpeza.

Ao todo, são mais de 180 comunidades carentes atendidas em todo o estado do Rio de Janeiro.