Moro e a agenda não revelada

O ministro da Justiça, Sergio Moro, visita o Arquivo Nacional, na região central do Rio, antes de ir à sede da Polícia Federal - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Alberto Brizola
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Sorridente, mas sem dar uma palavra sequer à Imprensa, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, esteve ontem no Rio de Janeiro cumprindo agenda não divulgada previamente pelo Ministério.

Primeiro, pela manhã, o ministro visitou o Arquivo Nacional, no Centro da capital fluminense, onde percorreu as instalações e pôde conferir documentos raros do acervo, como o original da Lei Áurea.

Depois de cumprir a visita técnica, Moro dirigiu-se à sede da Superintendência da Polícia Federal, no início da tarde, mas o assunto da visita não foi divulgado pela assessoria do Ministério da Justiça.

Nos últimos dias, o comando da PF no Estado do Rio tem sido alvo de polêmicas envolvendo o ministro e o presidente Jair Bolsonaro, que fez questão de interferir diretamente nas indicações para a chefia. O ministro Sérgio Moro também chegou e saiu da PF sem falar com os jornalistas que acompanhavam sua visita ao Rio.

PRA VOCÊ PENSAR

"A educação é o único caminho para emancipar o homem. Desenvolvimento sem educação é criação de riquezas apenas para alguns privilegiados." Leonel Brizola

Geek Festival

A Liga Maricaense de Esportes Eletrônicos e Jogos Digitais e a Secretaria de Cultura de Maricá anunciam, na próxima sexta-feira, a programação do Geek Festival 2019, considerado o maior e mais influente evento de cultura geek de todo o Conleste.

Sabadão da biometria no RJ

No próximo sábado, os postos de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral em todo o Estado do Rio irão abrir das 9h às 15h para fazer o cadastramento biométrico dos eleitores. "Com esse mutirão, procuramos facilitar a vida dos eleitores que têm pouco tempo nos dia úteis. É uma oportunidade para eles comparecerem aos postos de atendimento e fazerem a biometria", afirma o presidente do TRE-RJ, desembargador Carlos Santos de Oliveira.

Obrigatório

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj, presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro, instalou ontem, no Auditório Nelson Carneiro da Casa Legislativa, o Fórum de Diretores das unidades da Rede Faetec.

Salão do Turismo atrai visitantes

Ainda gerando repercussão pra lá de positiva a realização do Salão Estadual do Turismo, no Armazém 2 do Pier Mauá, no último final de semana. Quem visitou o espaço, com área destinada às 12 regiões turísticas do Estado, ficou encantado. O governador Wilson Witzel marcou presença no sábado, destacando o espaço dedicado ao artesanato, onde os artesãos apresentaram suas técnicas e produtos.

Ambulante Legal no Rio

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, entregou ontem mais 204 crachás do Ambulante Legal. O programa já alcançou 31 bairros e distribuiu 2.981 documentos de identificação com QR code, código de barras bidimensional de resposta rápida que dá garantia ao trabalhador de estar legalizado e permite aos consumidores ajudar na fiscalização. Por meio da tecnologia, é possível verificar na hora todos os dados relativos ao ambulante.

Programação de congresso no Rio

A União Internacional de Arquitetos, o Instituto de Arquitetos do Brasil e o Comitê Executivo UIA2020Rio convidam para o lançamento da programação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontecerá de 19 a 23 de julho de 2020. A programação do evento será apresentada nesta terça-feira, 27, na Casa Firjan, em Botafogo, às 9 horas. Na condição de cidade-sede do congresso em 2020, o Rio foi designado como primeira Capital Mundial da Arquitetura, realizando o Fórum Mundial de Cidades.

Ficha Limpa em Petrópolis

A Câmara de Petrópolis abriu prazo para que a população opine ou apresente sugestões à proposta de emenda à Lei Orgânica que institui regras da lei de Ficha Limpa para nomeação de cargos comissionados na Prefeitura da cidade. A mudança foi proposta pelo vereador Hingo Hammes (PTB), que assumiu cadeira na Câmara em janeiro deste ano, após afastamento do vereador Wanderley Taboada e de outros parlamentares por determinação da Justiça. A proibição vale para pessoas condenadas em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por oito anos.

Explicando a disputa em Búzios

A presidente da Câmara Municipal de Armação dos Búzios, vereadora Joice Costa, convida para palestra do advogado e professor Manoel Peixinho, na próxima sexta-feira, dia 30. Em pauta, a disputa judicial de Búzios em relação à Prefeitura, e o papel da Câmara dos Vereadores em tal cenário.