Salão do Turismo registra números significativos durante os quatro dias

Além dos expositores de cada destino turístico do Rio, também foram realizadas apresentações de dança e música - Foto: Marcelo Feitosa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Considerado um sucesso pelo público e pelo trade turístico, o Salão Estadual do Turismo 2019, registrou números marcantes. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, recebeu mais de 40 mil pessoas que aproveitaram as palestras, atrações culturais, apresentações musicais, área de comercialização, espaço do artesanato e balcões das regiões turísticas. O evento aconteceu de 22 a 25 de agosto no Armazém 2 do Píer Mauá.

Otavio Leite, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, falou sobre a sua satisfação ao observar o sucesso do evento.

"É uma alegria muito grande observar que durante os quatro dias o Salão Estadual do Turismo esteve repleto de pessoas que puderam desfrutar de belas cenas, descobrir mais sobre as múltiplas possibilidades das regiões turísticas, aprender, interagir profissionalmente e se atualizar sobre o turismo do Estado, além de conhecer mais do artesanato regional. Fica o gosto de quero mais e a certeza, garantida pelo governador Wilson Witzel, da continuidade do Salão do Turismo em 2020", disse Otavio Leite.

Os representantes das 12 regiões turísticas que estavam em rotundas localizadas no centro do evento, comemoraram o enorme interesse pelos destinos do interior. Algumas cidades retornaram para seus destinos com o material promocional esgotado. A Setur-RJ produziu um material novo para ser distribuído no evento. Foram levados 60 mil exemplares, sendo 5 mil de cada região. As regiões mais procuradas foram o Vale do Café, muito visitada pelos turistas nacionais e internacionais por conta da sua história ligada ao Ciclo do Café; Costa do Sol, procurada pela combinação sol, mar, vento, esportes aquáticos, calor e praia; e a Serra Verde Imperial, que agrada pelos atrativos históricos, naturais, locais de compras e gastronomia.

O Espaço do Conhecimento onde aconteceram as palestras foi muito procurado por estudantes que aproveitaram a oportunidade para aprofundar seus conhecimentos. Temas atuais foram debatidos por professores e técnicos do setor. O auditório contou com 17 palestras que foram assistidas por mais de três mil pessoas.

Os 196 expositores do espaço do artesanato, vindos de 46 municípios do Estado, vibraram com o enorme fluxo de visitantes. No local, havia 50 estandes para comercialização, um para o Espaço Saber Fazer, onde artesãos produziam obras sob os olhares atentos do público, e 12 totens expositores das regiões turísticas.

Na área de comercialização estiveram representadas mais de 120 empresas ligadas ao turismo como hotéis, pousadas, conventions bureau, agências de receptivo, operadoras e transportadoras de turismo. Os sorteios realizados durante o evento ofereceram 240 experiências turísticas que vão de passeio de jeep pela Floresta da Tijuca a fins de semana em pousadas de luxo no interior do estado. Entre os prêmios mais cobiçados estavam os 14 voos panorâmicos de helicóptero.

O Cadastur

Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo também esteve representado no Salão do Turismo. A equipe atendeu 135 pessoas e forneceu informações sobre cadastro inicial e renovação de guias e empresas de turismo. Foram recebidas ainda duas demandas de solicitação de fiscalização.

As 15 manifestações culturais aconteceram na frente do palco e na área externa localizada na varanda. O público pode acompanhar e curtir um pouco da arte e da música típica de 15 municípios do interior, como roda de jongo, seresteiros, dança folclórica e Folia de Reis. No palco 29 apresentações de samba, MPB, rock, chorinho, música clássica, coral, além das já consagradas baterias das escolas de samba Beija-Flor e Grande Rio, animaram os que prestigiaram o evento. Foram mais de 600 artistas, 23 municípios do Estado, que encantaram os visitantes durante a realização do Salão Estadual do Turismo.