Empoderamento através do esporte

O governo do Estado inaugurou o polo do programa em São João de Meriti - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Evitar e combater as agressões sofridas pelas mulheres. Este é o principal objetivo do Programa Empoderadas, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, que lançou seu 16° polo em São João do Meriti. Liderado pela ex-lutadora de MMA e faixa preta em jiu-jitsu Érica Paes, o programa é direcionado a mulheres (cis, lésbicas e trans) dos 14 anos até a terceira idade, e oferece orientações de técnicas de defesa pessoal e sobre os direitos e as leis de proteção de gênero.

"O Empoderadas usa o esporte para o enfrentamento à violência contra a mulher. E estamos nos mobilizando para que sua abrangência aconteça em todo o Estado do Rio de Janeiro. Nosso objetivo é que o Rio seja referência no combate à violência contra as mulheres",disse o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude do, Felipe Bornier.

As aulas do programa são ministradas por professoras capacitadas e as técnicas aplicadas pelo devem ser utilizadas em tentativas de agressões físicas, mas também influenciam positivamente no fortalecimento da autoestima e da dignidade das mulheres, o que pode intimidar algumas ocorrências.