Parceria para inserir jovensno mercado de trabalho

Armando Galhardo Guerra Júnior (Fetranspor), prefeito Sadinoel Souza, desembargador Claudio de Mello Tavares e Luciano Bandeira (OAB-RJ) - Foto: Felipe Cavalcanti/TJ-RJ

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

"Tenho certeza de que essa semente que estamos plantando hoje significará os frutos que iremos colher no futuro. E, certamente, essa iniciativa servirá de modelo para outros tribunais do país", afirmou o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Claudio de Mello Tavares, durante solenidade de assinatura de parcerias com a Fetranspor, a OAB-RJ e com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste) para ajudar jovens em situação de vulnerabilidade social ou que já cumpriram medidas socioeducativas.

Através do convênio firmado com a Fetranspor, os jovens receberão créditos de passagens para deslocamento nos transportes municipais e intermunicipais para que possam participar de cursos de capacitação e, assim, ampliar suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Já as parcerias com a OAB-RJ e o Conleste vão garantir o desenvolvimento de projetos para absorção desses adolescentes junto aos escritórios de advocacia e nas empresas através do Programa Jovem Aprendiz.

O presidente do TJ-RJ chamou a atenção, principalmente, para as dificuldades dos jovens que buscam uma nova chance quando encerram o período de cumprimento de medidas socioeducativas.

"Temos que tentar, de alguma forma, buscar a união entre as instituições para ajudar essa juventude que carece, efetivamente, de uma oportunidade", disse Claudio Tavares.

A desembargadora Renata Cotta, coordenadora da Comissão de Articulação de Programas Sociais (Coaps) do TJ, destacou as ações desenvolvidas pelo Judiciário fluminense a partir desses novos convênios voltados para a busca de oportunidades no mercado de trabalho para os jovens.

"Quando assumimos a Coaps fomos informados pelos juízes sobre as dificuldades de os jovens comparecerem aos cursos de capacitação por não terem dinheiro para o transporte. Fizemos contato com a Fetranspor que, prontamente, concordou em firmar parceria com o TJ para garantir as passagens de ônibus dos adolescentes", contou Renata Cotta.

Oportunidades - O presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, anunciou que irá orientar as seccionais em todo estado para priorizar a contratação dos jovens.

"Acredito que a OAB pode contribuir estimulando os escritórios de advocacia para a contratação desses jovens. Além disso, vou dar orientação às seccionais da OAB para que eles sejam contratados nos programas Jovem Aprendiz", disse Luciano Bandeira.

Presidente do Conleste, o prefeito de Itaboraí, Sadinoel Souza, vê nas parcerias novos caminhos para soluções de problemas sociais.

"A assinatura desses convênios representa um marco. É hora de dar uma guinada para reduzirmos as injustiças sociais e nada melhor do que essa iniciativa partir da Justiça, instituição que tem como símbolo a balança, o equilíbrio", falou Sadinoel.

A Fetranspor destinará, mensalmente, até R$ 30 mil para o convênio. Contudo, o presidente executivo da federação, Armando Galhardo Nunes Guerra Júnior, afirmou que esse valor poderá ser ainda maior.