NITERÓI/RJ
Min:   Max:
Alberto Brizola

Por dentro da política fluminense com Alberto Brizola [email protected] / Lucas Schuenck [email protected]

Palácio de portas abertas

O Palácio Guanabara será aberto a visitação a partir da próxima terça (3). Interessados deverão se inscrever por e-mail

Divulgação/Governo do Rio

O Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio, vai abrir suas portas da próxima terça (3) à próxima quinta (5), para uma exposição em homenagem aos 88 anos do Arquivo Público. Segundo o Executivo estadual, a população terá a oportunidade de conhecer um pouco da história da instituição, além de conferir fotos de registros históricos da memória fluminense. Os visitantes poderão conferir o acervo durante os três dias, das 9h às 17h, no Salão Nobre do Palácio. Durante o período, as instalações internas não estarão abertas à população.     

"Sempre abrimos as portas do Palácio Guanabara um sábado por mês para realização de eventos artísticos e culturais. Dessa vez, decidimos homenagear os 88 anos do arquivo público e resgatar um pouco da história do estado do Rio de Janeiro por meio de uma exposição. O governador sempre diz que o palácio não é dele, é do povo. Estamos apenas colocando em prática essa premissa", afirmou o secretário da Casa Civil e Governança, José Luís Zamith.

Além dos três dias de exposição, as portas do Palácio Guanabra também estão abertas para as visitas guiadas aos finais de semana e para os sábados de eventos culturais. Os interessados em conferir a exposição, ou participar das visitações e dos eventos culturais, precisam enviar um e-mail para [email protected], especificando a opção desejada. As vagas são limitadas e o estacionamento no local sujeito a lotação.

O "Palácio Guanabara de Portas Abertas" é um projeto da Secretaria da Casa Civil e Governança.

Construção e história - Construído em 1853, em estilo neoclássico, o Palácio foi, durante o Império, a residência da princesa Isabel, herdeira da Coroa, e seu marido, o Conde D'Eu. O Palácio Guanabara era então conhecido como Paço Isabel.

Em 1890, a construção foi declarada patrimônio nacional e recebeu seu nome atual, Palácio Guanabara.

'Grande avanço'

A Associação Nacional de Fabricantes de Simuladores Profissionais (ANFASP), em nota, afirmou entender que a decisão é um grande avanço e reafirma seu compromisso com a segurança da população, pois tornar facultativo o uso do simulador de direção veicular é um retrocesso na qualificação dos condutores.

Aliança para segurança em Niterói

Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, e Cláudio Castro, vice-governador do Rio, em cerimônia de lançamento do programa Niterói Presente nos bairros de São Francisco, Charitas e Jurujuba

Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, e Cláudio Castro, vice-governador do Rio, em cerimônia de lançamento do programa Niterói Presente nos bairros de São Francisco, Charitas e Jurujuba

Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói

Rodrigo Neves (PDT), prefeito de Niterói, e Cláudio Castro, vice-governador do Estado do Rio, estiveram presentes, na última semana, na cerimônia de expansão do programa Niterói Presente para os bairros de São Francisco, Charitas e Jurujuba. A medida de segurança é possível por meio de um acordo entre município e estado, celebrado há duas semanas, por Neves e Witzel em cerimônia realizada no Solar do Jambeiro.

Mais vereadores

A Câmara Municipal de Niterói pode passar a contar com 25 vereadores a partir das eleições do próximo ano. Segundo dados do IBGE, a cidade de Niterói conta, hoje, com 513.584 habitantes, o que, na Constituição Federal, justifica o aumento de parlamentares. Outra mudança é com o aumento do número de habitantes da cidade e o aumento dos salários dos parlamentares em 50,5% do atual, de R$ 12.616. O salário do prefeito também pode ser reajustado para R$ 18.991,68.

Simuladores obrigatórios

Na última semana, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região suspendeu a resolução nº 778/19 do Conselho Nacional de Trânsito que tornava facultativo o uso do simulador de direção veicular para os candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida foi tomada pelo desembargador Rogério Favreto, que entendeu que não é razoável que o Poder Público, cinco anos após implantar a exigência de simulador, fundamentada em análises que evidenciam sua necessidade, venha a tornar seu uso opcional.

Futuro de Dornelles

Líder e presidente municipal do Progressista no Rio, o deputado estadual Dionísio Lins fez um apelo durante o fim de semana ao ex-ministro Francisco Dornelles para que ele não deixe a presidência estadual do partido. Segundo Lins, o Progressista sem a presença de Dornelles é enfraquecido e perde musculatura no estado.

Apoios

A saída de Dornelles da presidência vem sendo alardeada pelo ex-secretário de saúde, deputado federal Luizinho, que anunciou o rompimento do apoio do partido à campanha de Crivella para apoiar Eduardo Paes. Segundo Lins, só faltou combinar com quem manda, já que Dornelles fechou a coligação em apoio a Crivella.

Biocarvão para restauração

Um estudo inédito no Brasil mostrou que a utilização do biocarvão ou biochar, produto resultante da pirólise (queima controlada de resíduos orgânicos) pode ser a solução para a restauração de solos degradados, além de promover aumento de quase 30% na produção agrícola de pastagens e contribuir para a preservação do meio ambiente. O resultado da pesquisa, coordenada pela professora do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio e a diretora do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), Agniezka Latawiec, foi tema da revista científica Scientific Reports, do grupo Nature Research, publicado neste mês.

Favela ganha o Rock in Rio

O Espaço Favela é uma das novas atrações do Rock in Rio 2019, um dos maiores festivais de música e entretenimento do mundo. Nesta edição, não só as vozes das comunidades cariocas serão expostas por meio de apresentações musicais. Talentos da gastronomia também terão a chance de expôr sua produção para as 700 mil pessoas esperadas no evento. Ao todo, 18 empreendedores de comunidades cariocas foram escolhidos em parceria com o Sebrae e terão seus produtos vendidos nos três bares que compõem o espaço. O projeto do Sebrae tem por objetivo apoiar os microempreendedores de alimentação oferecendo formalização, capacitação e consultorias em gestão de negócios.

PRA VOCÊ PENSAR

"Não me perguntem quantos anos tenho e sim,

Quantas cartas mandei e recebi.

Se mais jovem, se mais velho... o que importa.

Se ainda sou um fervilhar de sonhos,

Se não carrego o fardo da esperança morta!"

Moacir Sacramento

Scroll To Top