Detran prorroga prazo para licenciamento dos finais de placa 5 e 6

Para fazer o licenciamento é necessário efetuar os pagamentos da Guia de Recolhimento de Taxa e do DPVAT - Foto: Arquivo/ EBC

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os veículos com finais de placa 5 e 6 poderão efetuar o licenciamento até o dia 30 de setembro. O Detran está prorrogando o vencimento para permitir que todos possam ficar regularizados. Até agora, cerca de 75% dos proprietários já realizaram o serviço. O licenciamento dos finais 7 e 8 também foi prorrogado até 31 de outubro, coincidindo com o vencimento do prazo do final de placa 9.

Os veículos de carga, ônibus, micro-ônibus e escolares precisam realizar a vistoria. Os demais estão isentos da vistoria.

É importante lembrar que para fazer o licenciamento é necessário efetuar os pagamentos da Guia de Recolhimento de Taxa (GRT) e do DPVAT e esperar a compensação. O boleto da GRT é acessado pelo site do banco oficial do Estado, o Bradesco (www.bradesco.com.br) , e o DPVAT está disponível no site da Seguradora Líder (www.seguradoralider.com.br) .

Atualmente, com o CRLV Digital não é necessário ir aos postos buscar o documento em papel. Com as taxas quitadas, a versão CRLV digital fica disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, do Serpro. Dessa forma, basta baixar o aplicativo CRLV Digital e obter normalmente o documento no celular.

A versão do CRLV para celular substitui a de papel, já que o documento físico não é mais de porte obrigatório, como destaca o parágrafo único do artigo 133 Código de Trânsito Brasileiro. O CRLV digital tem o mesmo valor legal do documento em papel.