Atenção redobrada na Ponte devido à chuva

Chuva causa lentidão - Foto: Reprodução Ecoponte

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A concessionária Ecoponte, que administra a Ponte Rio-Niterói, alertou, através das redes sociais, para que motoristas tenham cautela ao atravessar a via devido às rajadas de vento e chuva moderada que podem ser observadas em toda a sua extensão.

"Respeite a sinalização e cautela com a pista escorregadia e visibilidade reduzida", alertou.

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informou na tarde deste domingo (1°) sobre a previsão de chuva fraca a moderada para pontos isolados da cidade. A aproximação de uma frente fria vem causando áreas de instabilidade no estado.

Segundo o órgão, a aproximação de uma frente fria pelo oceano provoca aumento de nebulosidade e intensificação dos ventos. Devido a isso, o dia parcialmente nublado e com rajadas de vento moderado a forte. Há previsão de chuva fraca a moderada isolada no período da noite.

Já para esta segunda-feira (02), a passagem desta frente fria pelo oceano manterá o céu nublado em Niterói, com previsão de chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento do dia. As temperaturas vão apresentar declínio e os ventos estarão moderados.

São Gonçalo

Na última sexta-feira (30), a Defesa Civil de São Gonçalo alertou que o fim de semana seria de sol, mas com possibilidade de chuvas fracas e isoladas. O órgão ainda informou que está monitorando uma frente fria chegando pelo sul do País.

Em caso de emergência, a população deve ligar 199.

Sistema de alerta já ultrapassou 1,2 milhão de inscritos

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) mantém um sistema de alerta por SMS pioneiro para mudanças climáticas que podem oferecer riscos à população. Para se cadastrar, é necessário enviar uma mensagem de texto para o número 40199, informando o CEP da área de interesse.

Uma mesma pessoa pode cadastrar quantos quiser, mas é necessário enviar um de cada vez. O serviço é gratuito. Já são mais de 1,2 milhão de CEPs inscritos.

Segundo a secretaria, de abril a junho deste ano, o número de cadastros aumentou, aproximadamente, 14,5% em relação ao quantitativo computado nos três primeiros meses do ano.

No segundo trimestre, foram emitidas 573 mensagens. Os municípios que registraram os maiores aumentos de cadastros foram: Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, Niterói, Cabo Frio, Maricá, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Rio das Ostras e Macaé.

No ranking de maior percentual de CEPs inscritos estão Angra dos Reis, Nova Friburgo, Mangaratiba, Niterói, Petrópolis, Teresópolis, Areal, Paraty, Maricá e Armação dos Búzios.