Faetec abre inscrição para mais de 9 mil vagas

O curso para padeiro é um dos que têm inscrições abertas na Faetec - Foto: Divulgação/Palácio Guanabara

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Para quem tem interesse em se qualificar profissionalmente para o mercado de trabalho, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, abre nesta segunda-feira (2), as inscrições gratuitas para mais de 30 opções de cursos.

“Nós queremos garantir o amplo acesso aos cursos profissionalizantes da Rede, facilitando a garantia de melhores chances de emprego para toda a população fluminense”, afirmou o presidente da Faetec, Romulo Massacesi.

Os interessados podem disputar uma das 9.998 mil vagas abertas em unidades espalhadas por todo o Estado do Rio. O candidato deve se inscrever somente por meio do site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br), até o dia 19 de setembro. Os cursos têm duração de dez semanas. Entre as oportunidades estão Salgadeiro; Padeiro; Confeiteiro; Garçom; Operador Auxiliar de Cozinha; Bartender; Manicure e Pedicure; Vendedor; Informática – Ambiente Windows I e II; Montador e Reparador de Computadores; Recepcionistas em Meios de Hospedagem, entre outros. "Vamos oferecer a formação qualificada através de cursos gratuitos, com registros reconhecidos e que são de interesse do nosso Estado e da FAETEC. Os alunos da rede vão sair aptos e habilitados para o mercado de trabalho", afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

A Fundação disponibilizou nesta quarta rodada oportunidades em 79 unidades em todo o Estado. O candidato pode se inscrever em cidades como Angra dos Reis; Arraial do Cabo; Barra do Piraí; Barra Mansa; Belford Roxo; Bom Jardim; Búzios; Campos; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Levy Gasparian; Macaé; Mangaratiba; Mangueira; Mesquita; Miguel Pereira; Miracema; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Paraíba do Sul; Petrópolis e Rio de Janeiro, por exemplo. A lista completa está disponível no site da Rede Faetec.

Para se candidatar aos cursos profissionalizantes, é preciso ter a idade mínima entre 14 e 18 anos, de acordo com a exigência de cada curso. A escolaridade também varia, de acordo com a qualificação escolhida. O sorteio público das vagas será realizado no dia 20 de setembro, a partir das 10h, e a listagem completa será publicada no site da instituição. O período de matrícula para os candidatos sorteados será entre os dias 23 a 26 de setembro. As aulas começam no dia 7 de outubro (segunda-feira).