UFF inaugura portal internacional

Reitoria da UFF teme redução na verba da universidade - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Universidade Federal Fluminense, através da Superintendência de Relações Internacionais (SRI), inaugurou nesta segunda (2) um portal que irá apresentar definitivamente a instituição ao resto do mundo. O espaço não servirá apenas como uma vitrine permanente para as ações desenvolvidas pela UFF, mas também será um espaço onde os princípios que norteiam a nossa universidade, como sustentabilidade, inclusão e internacionalização poderão ser conhecidos pela comunidade internacional.

Através do portal, a comunidade interna também se beneficiará de informações unificadas e descritas, passo a passo sobre os procedimentos para recebimento de alunos, pesquisadores e professores estrangeiros na instituição, além de páginas apresentando a universidade, seus cursos, atividades de pesquisa e extensão e infraestrutura. Para os estrangeiros, o site, totalmente produzido em inglês, servirá como uma porta de entrada, apresentação e conhecimento da UFF e do Rio de Janeiro, com o intuito não só de atraí-los para a nossa instituição, como de reforçar nossos laços de cooperação internacional.

No espaço serão divulgados os cursos de graduação, os laboratórios de ensino e pesquisa, além de uma breve apresentação de cada um dos programas de pós-graduação. De acordo com a superintendente de relações internacionais, Livia Reis, o site também dará ênfase à divulgação científica. "A ideia é ser um portal dinâmico que incorpore pesquisas em desenvolvimento na UFF. Disponibilizaremos vídeos, onde nossos pesquisadores explicarão a relevância dos trabalhos de ponta desenvolvidos por eles na universidade", ressalta.

Serão disponibilizadas ainda informações de ordem prática, sobre como é a vida nos campi, os benefícios oferecidos aos alunos estrangeiros, bem como a documentação necessária para se estudar no Brasil. Já as instituições interessadas em se tornar parceiras, - seja através de convênios de cooperação internacional ou via mestrados e doutorados-sanduíche (cotutela) -, poderão encontrar no site todas as informações referentes aos trâmites necessários. 

Internacionalização 

O portal serve como expositor das ações de internacionalização da UFF, que têm por finalidade a cooperação com instituições e centros de pesquisa no exterior, em um patamar de paridade e de reciprocidade. O objetivo consiste na participação internacional da instituição na produção de conhecimento, ampliando a qualidade dos diálogos entre os pares. 

A iniciativa faz parte de uma série de ações promovidas pela SRI e pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) apresentadas no Plano Institucional de Internacionalização da UFF. O intuito é o de estabelecer acordos de cooperação com instituições e centros de pesquisa no exterior, com vistas a participar da produção de conhecimento em nível global.

Segundo a coordenadora de Projetos e Mobilidade da SRI, Adriana Maciel, com foco em ações internacionalistas, a UFF já oferece regularmente desde 2016 disciplinas em línguas estrangeiras e, desde 2019, existe oferta de pesquisas para alunos estrangeiros em nossos laboratórios, com o intuito promover e atrair talentos do exterior para a nossa instituição.

A página poderá ser acessada por meio do endereço: http://international.uff.br.

As principais informações também estarão disponíveis no aplicativo "UFF mobile".