Rio: campanha antirrábica acontece em dezembro

Segunda fase da campanha de vacinação contra raiva começa nesta quinta-feira no Rio - Foto: Douglas Macedo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Prefeitura do Rio reprogramou para o próximo mês de dezembro a campanha de vacinação antirrábica que começaria em 14 de setembro. Como nos últimos anos, o programa "Se liga bicho! Raiva é caso sério" terá a meta de imunizar 500 mil animais em toda a cidade, com postos fixos e volantes funcionando em cinco sábados previamente agendados, para facilitar o acesso da população ao serviço. A data foi redefinida com base em ofício do Ministério da Saúde, que prevê para novembro a distribuição das doses de vacina.

Nos últimos dois anos, a Prefeitura do Rio praticamente atingiu a meta dos 500 mil animais com a campanha. Foram 468 mil cães e gatos imunizados em 2017 - um aumento de 550% em relação aos 72 mil animais vacinados em 2016 - e 442 mil em 2018. Além da ação nacional, a Vigilância oferece a imunização gratuita ao longo de todo o ano em suas duas unidades de zoonoses: o Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120, em São Cristóvão, e o Centro de Controle de Zoonoses, no Largo do Bodegão, 150, em Santa Cruz.

Este ano, desde janeiro, a Vigilância vacinou quase 15 mil animais, incluindo os imunizados em postos volantes montados em diversos bairros da cidade, em eventos e em ações sociais como o Prefeitura Mais Perto de Você, com os quais o município leva atendimento direto à população.

No Rio, não temos casos de raiva em humanos desde 1986 e em animal desde 1995.