Medalha para Santa Rosa

Assessor da presidência da Light, Raimundo Santa Rosa recebeu a Medalha Tiradentes das mãos da deputada Tia Ju - Foto: Alex Ramos

Alberto Brizola
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Raimundo Santa Rosa, assessor da presidência da concessionária de energia carioca Light, recebeu, nesta segunda (2), a Medalha Tiradentes em cerimônia na Alerj. A condecoração é a de nível mais alto concedido pela instituição.

"Essa medalha não é só minha. Ela está no meu peito, mas pertence também às pessoas que trabalham comigo, minha família e meus amigos. Melhor do que se sentir homenageado é saber que o meu trabalho é reconhecido como importante no Estado", declarou Raimundo, que ainda exaltou o fato de ser um negro recebendo a honraria.

"As pessoas que estão aqui, os líderes e amigos, que inclusive são meus fiscais no dia a dia, no trabalho que faço e para saber como estou, tenho a certeza que estão orgulhosos em condecorar um afrodescendente com a Medalha Tiradentes. Podemos sublinhar o quê? A questão da oportunidade. Dê oportunidade para o outro que você poderá ver a quantidade de literaturas, pinturas, edificações ou seja qual for o tipo de talentos que uma pessoa tenha pode surgir", enfatizou.

Santa Rosa trabalhou durante 35 anos como gestor social da Light. Em seu trabalho, ele dialogava dentro de comunidades de baixa renda, com lideranças comunitárias e quilombolas, para viabilizar a chegada da eletricidade nestes locais.

A honraria foi iniciativa da deputada estadual Tia Ju que, em justificativa da homenagem, afirmou sua fundamental importância para a população fluminense. Na solenidade, a parlamentar destacou, além da unanimidade de sua aprovação, a humildade do homenageado.

"O Raimundo, além de ser um amigo muito próximo, é um profissional incrível. Nos conhecemos através de um amigo em comum, e hoje sabemos que foi um encontro tramado por Deus. Hoje em dia vemos muito egoísmo nas pessoas, mas o Raimundo é completamente oposto a isto. Ele veio da pobreza e não se esquece de ninguém", destacou a deputada.

Escola de Heróis

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) lança, nesta terça (30), o Programa Escola de Heróis. A proposta, em parceria com o Corpo de Bombeiros, levará aos estudantes instruções teóricas e práticas de primeiros socorros, prevenção de incêndios e de afogamentos, acidentes de trânsito e domésticos, além de conscientizar os alunos sobre os perigos da linha chilena e dos balões. Também serão promovidos exercícios simulados de evacuação para situações de emergência nas escolas, entre outras orientações. O lançamento, que será realizado pelo secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, e o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio, coronel Roberto Robadey Costa Junior, será na sede da Seeduc, no bairro Santo Cristo.

CPI da energia elétrica

A CPI destinada a investigar irregularidades na prestação de serviços das concessionárias de energia elétrica Enel e Light, da Alerj, realiza nesta terça (3) uma audiência pública para apurar possível fraude na aplicação do Termo de Ocorrência de Irregularidade (TOI). A reunião ocorre ao meio-dia, no Palácio Tiradentes. A deputada estadual Zeidan (PT) preside a CPI.

Cuidando de sorrisos

Dentistas disponibilizados pela Comissão Especial para o Cumprimento das Leis da Alerj, conhecida como Cumpra-se, vão atender a população a partir das 10h desta terça (3) no Largo da Carioca. A ação, que contará com a distribuição de escovas e pastas de dente, tem como objetivo divulgar a importância da Lei da Saúde Bucal (Lei 3032/2005), que estabelece programas e políticas desenvolvidas na rede estadual de saúde.

Maia almoça com empresários no Rio

Um almoço, promovido pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), promoveu o encontro de empresários fluminenses com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), segunda, no Centro do Rio. Entre os presentes, estavam o deputado federal Hugo Leal (PSD), Luís Cláudio de Souza Leão, presidente da Abrig no Rio, e Guilherme Cunha, presidente da Abrig.

Encontro dos fidelenses dia 28

A Associação dos Filhos e Amigos de São Fidélis (Afasf) promove, dia 28 de setembro, a partir de 12h, no Clube Central, em Icaraí, a 32ª Tarde do Reencontro, almoço dançante com sorteio de prêmios e homenagens. Segundo José Tito Jacomini, organizador do evento desde a primeira edição, o objetivo é reunir as famílias com origens em São Fidélis radicadas em Niterói. Na oportunidade, será prestada homenagem ao médico Genilson Gomes Carneiro Filho e ao empresário Badger Barcelos Hentizi. Também na ocasião, o vereador Bruno Lessa entregará Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Niterói à Afasf, pelos 64 anos de fundação da entidade e 147 anos de emancipação do município.

Baile das antigas em Niterói

No próximo sábado (7), a partir das 16h, o Caminho Niemeyer, em Niterói, recebe o Baile das Antigas, um movimento cultural que realiza atividades musicais e de dança em diversos territórios da cidade. A edição comemora a aprovação da lei 3421/2019, de autoria da vereadora Verônica Lima (PT), que cria um programa de incentivo a estes eventos. "Criamos essa lei para preservar esse movimento cultural que proporciona lazer aos moradores de diversas comunidades e que valoriza a história dos bailes e eventos de rua", explica a vereadora.

Combate às fake news

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Carlos Santos de Oliveira, e o vice-presidente e corregedor, Cláudio Brandão, participaram da cerimônia no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que criou o grupo gestor do Programa de Enfrentamento à Desinformação, na última semana. Convocado pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, o encontro contou com a presença dos presidentes e corregedores dos tribunais regionais eleitorais de todo o país.

PRA VOCÊ PENSAR

"Não importa o que acontecer na sua vida, seja bom com as pessoas. Ser bom é um legado maravilhoso".

Taylor Swift