Barra Mansa instala sirenes de alerta

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, Sérgio Mendes, se reuniu na quarta com presidentes de Associação de Moradores das localidades onde estão instaladas as sirenes de alerta para chuvas e desastres ambientais. O encontro teve a finalidade de traçar medidas para a implementação do Plano de Evacuação de Emergência, visando estabelecer um trabalho em conjunto com as comunidades da Vila Natal, Apóstolo Paulo, Vista Alegre, Vila Nova, Nova Esperança, Vila Coringa, São Luiz, Santa Clara, Boa Sorte, Piteiras, Metalúrgico, Nove de Abril, Cotiara e Boa Vista I, II e III.

A intenção da Defesa Civil é realizar nos meses de setembro e outubro simulações das cheias dos rios, testando a funcionalidade das sirenes de alerta e o tempo para a retirada das pessoas das áreas de risco.

A ausência de uma rota de fuga no bairro Nova Esperança foi uma das preocupações expressadas pela presidente da Associação de Moradores da localidade Rayane Braga.

"As cheias do Rio Barra Mansa são recorrentes e acontecem muito rapidamente. O nível do rio está baixo e em questão de 30 a 40 minutos transborda. Diferente de outros bairros, a localidade não tem rota de fuga, pois o acesso é afetado pela enchente", pontuou.

O coordenador da Defesa Civil ressaltou a importância de buscar soluções conjuntas para essa situação específica do Nova Esperança. Algumas possibilidades foram cogitadas, mas dependem de acertos, visto que a possível rota passaria por área pertencente a uma empresa privada.