Sete de setembro em Niterói terá desfile da guarda mirim

Essa é a terceira vez que a "Guarda Mirim" participa do desfile cívico - Foto: Douglas Macedo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma tropa especial foi convocada para participar das comemorações do Dia da Independência deste ano, em Niterói: 94 crianças do projeto Tropa Mirim de Guardiões de Niterói, que estarão no desfile cívico do próximo sábado, 7 de setembro, na Avenida Amaral Peixoto, centro da cidade. Os integrantes da “Guarda Mirim”, que têm entre dois e 14 anos, abrirão o desfile da Guarda Civil Municipal de Niterói.

Na verdade, as crianças e jovens da Tropa Mirim de Guardiões de Niterói já são “veteranos” no desfile cívico de 7 de setembro, pois essa será a terceira vez que participam. Nos dois primeiros anos, foram aplaudidos de pé pelos ocupantes das arquibancadas e, em 2019, desfilarão ao som de um hino especialmente composto para eles por servidores da Guarda Municipal. Depois dessa “tropa”, virão 95 Guardas Municipais das coordenadorias de Ações táticas (CAT), de Trânsito (CT) e de Meio Ambiente (CMA), além da Patrulha Escolar e 15 viaturas.

A Tropa Mirim de Guardiões de Niterói é um projeto social fruto de parceria entre a Guarda Civil Municipal e a Associação dos Inspetores, Subinspetores e Coordenadores da Guarda Civil Municipal. Antes, restrito aos familiares de servidores da Instituição, o projeto foi ampliado e, hoje, é aberto a crianças e jovens niteroienses. Seus integrantes, na maioria, residem nas imediações da sede da Guarda Municipal, no bairro do Barreto.

“Esse projeto foi idealizado, no início, para recuperar a autoestima do servidor da Guarda, inserindo os familiares no seu ambiente de trabalho, além do resgate de valores familiares e do civismo. Após os desfiles de 2017 e 2018, atendendo solicitações da comunidade, ampliamos e abrimos o projeto para a população em geral. A cada ano aumenta a adesão”, destaca o subinspetor da Guarda Civil Municipal e idealizador do projeto, Marcelo Coelho Xavier.

Durante o ano, essas crianças e adolescentes têm aulas de artes marciais e passeios organizados pelo projeto. O mês de setembro é de formatura, quando os pequenos “guardas” recebem o certificado de guardiões mirins, com direito a brevê – espécie de patente a ser afixado no uniforme. Esse é o encerramento do trabalho de dez sábados, nos quais eles receberam instruções de primeiros socorros, meio ambiente e trânsito, além de visitarem o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e participarem de uma trilha.

A festa de formatura será um verdadeiro “prêmio” após o desfile na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, pois a criançada da “Guarda Mirim” vai ter muita diversão na sede da Guarda Municipal, onde será montada uma estrutura com brinquedos, gincanas e guloseimas conhecer as viaturas e local de trabalho dos servidores.