Niterói se prepara contra as chuvas

Na Avenida Sylvio Picanço, em Charitas, que passará por obras de macrodrenagem no ano que vem, trabalhadores desobstruem bueiros e galerias para evitar alagamentos - Foto: Lucas Benevides

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Até outubro, todos os bueiros de Niterói podem estar limpos, é o que espera o secretário de Governo, Comte Bittencourt. Desde maio, a prefeitura intensificou intervenções preventivas em canais, rios e ralos da cidade através do projeto Zeladoria. Até o momento, 8 mil bueiros já passaram pela manutenção. Um dos pontos trabalhados é a orla de Charitas, ponto crítico para alagamentos em dias de chuva. A obra de macrodrenagem deve ficar para o primeiro semestre do ano que vem.

O objetivo da força-tarefa - que inclui equipes da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) - é realizar toda a limpeza dos canais, rios e bueiros da cidade no período que antecede as chuvas mais frequentes e de maior intensidade no fim do ano.

De acordo com Bittencourt, foram identificados 26 pontos críticos de enchentes na cidade. Todos os trechos passarão por desobstrução de bueiros e galerias. Na última semana, equipes da prefeitura atuaram na Avenida Prefeito Silvio Picanço, em Charitas, porém já passaram por ruas de Icaraí, Santa Rosa, Centro, Barreto e Fonseca, além dos canais do Viradouro, Martins Torres e Cubango, que desembocam na bacia do Rio Icaraí.

"Estamos fazendo esse amplo tratamento em toda a cidade e esperamos que o resultado apareça no final deste ano, para acabar com a ideia de que, quando chove, a cidade alaga. Já observamos bons resultados, principalmente nas áreas críticas, nestas chuvas de menor intensidade das últimas semanas", afirmou Comte.

Nesta semana, uma equipe especializada fará a limpeza do Rio Icaraí na área subterrânea, desde o Caio Martins até o Campo de São Bento, em Santa Rosa. São, pelo menos, oito áreas de rios e canais subterrâneos na cidade, entre eles, na Engenhoca, Centro, Cubango.

O secretário ressalta, ainda, que esta ação de limpeza de rios, canais e bueiros será permanente. Drones também foram utilizados em locais de difícil acesso para traçar diagnóstico de galerias pluviais, rios e canais subterrâneos mais extensos.

Charitas - Um dos pontos mais atingidos com alagamentos em Niterói, a Avenida Prefeito Sylvio Picanço, em Charitas, Zona Sul, passará por obras de macrodrenagem, previstas para o primeiro semestre do ano que vem. Enquanto isso, equipes da prefeitura realizam o processo de manutenção e desobstrução de galerias e bueiros.

"O projeto de macrodrenagem ainda está em estudo. Estamos fazendo uma limpeza completa de todo o sistema para melhorar o desempenho da cidade nas próximas chuvas, pois havia muitas obstruções na região", ressaltou Bittencourt.

O trabalho está sendo realizado em duas frentes na orla. No trecho que vai do Restaurante Chalé, passando pelo Aeroclube, até a Praça do Rádio Amador e na área que se estende entre a Igreja Lagoinha e o restaurante Verdana. No local, há uma cisterna com capacidade para 10 mil litros de água de chuva, porém, estava obstruída com lixo, galhos de árvores e areia da praia.

A obra de macrodrenagem está na fase de elaboração do projeto pela empresa PCE Projetos e Consultorias de Engenharia, que ganhou a licitação no valor de R$ 313 mil. O objetivo é acabar com os alagamentos no trecho entre a saída do túnel Charitas-Cafubá e o cemitério São Lázaro.