Craques do xadrez estão competindo em Niterói

O evento, que tem apoio da Prefeitura através da secretaria de Esporte e lazer de Niterói, reúne grandes nomes nacionais e mestres internacionais, além da participação de estudantes da rede municipal e colégios particulares - Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Esta quinta-feira  foi de xeque- mate para os 120 inscritos no Niterói Chess Open, evento esportivo de xadrez que acontece até o próximo domingo, 8, no Hotel H, no Ingá. O evento, que tem apoio da Prefeitura através da secretaria de Esporte e lazer de Niterói, reúne grandes nomes nacionais e mestres internacionais, além da participação de estudantes da rede municipal e colégios particulares.

Dessa disputa sairão dois jogadores da região para a semifinal do 86º Campeonato Brasileiro 2019, e a prova de Niterói tem o objetivo, também, de incentivar a prática de xadrez nas escolas assim como de congregar a comunidade enxadrística brasileira.

A abertura do campeonato foi feita pelo prefeito de Niterói Rodrigo Neves, que destacou a importância de um evento deste porte acontecer na cidade.

“Em meu primeiro mandato no Legislativo municipal apresentei um projeto de lei sobre o tema, que foi de grande relevância para as escolas.Como sabemos, em países desenvolvidos, o xadrez é muito utilizado. Ajuda a desenvolver a memória, a concentração, entre outras habilidades. Esperamos que, a partir deste evento, possamos criar outros, trazendo mais veteranos e incentivando o xadrez em nossa cidade", observou Rodrigo Neves .

Serão R$ 35 mil em prêmios, os maiores da categoria, distribuídos entre os torneios Aberto e Blitz. Mais de 60 categorias serão premiadas. Já os três primeiros classificados no torneio escolar ganharão troféus e brindes, e todos os demais participantes receberão medalhas de participação.

“Trazer um evento dessa magnitude para Niterói só nos enche de orgulho. Começamos com uma participação expressiva de escolas públicas e particulares da cidade e sentimos que Niterói tem essa vocação esportiva e, esta é a vez do xadrez. É muito bom termos expoentes tão importantes da modalidade na cidade para incentivar outros jovens e estudantes a participarem ", disse Luiz Carlos de Gallo de Freitas, secretário de Esporte e Lazer .

O Niterói Chess Open é organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez, com apoio da Prefeitura através da Secretaria de Esporte e Lazer. É aberto a enxadristas e ao público em geral que quiser assistir aos torneios.

Ente os participantes está Everaldo Matsuura, de 48 anos, nascido na Vila Guarani, em São Paulo. Grande Mestre Internacional, foi duas vezes Campeão Brasileiro Absoluto, nos anos de 1991 e 2017. “Esse é um dos principais eventos do ano, um dos mais fortes e um dos que oferecem melhores condições para os profissionais.Uma grande oportunidade para enfrentar os melhores do Brasil e da América do Sul", observou o jogador e treinador de xadrez.

Durante o evento, serão disputados o Torneio Aberto do Brasil - I Niterói Chess Open 2019, o Torneio de Blitz - Nikity Blitz 2019; o Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar 2019; simultânea com o grande mestre Everaldo Matsuura; além da participação do grande mestre Henrique Mecking e palestra com Axel Bachmann.

Para o evento foi preparado um ambiente onde os enxadristas podem analisar suas partidas pós cada rodada e acompanhar, ao vivo, no telão, imagens do salão de torneio e dos tabuleiros digitais das primeiras mesas. O Niterói Chess Open é transmitido online pelo facebook do torneio. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo [email protected] ou no site www.niteroichessopen.