Nova Friburgo ganha colégio estadual

Colégio Estadual Gildo Candido da Silva funcionará dentro da unidade do Degase, em Nova Friburgo - Foto: Divulgação/Governo do Rio

Alberto Brizola
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Educação (Seeduc) do Estado do Rio, em conjunto com o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), inaugurou, nesta terça (10), o Colégio Estadual Gildo Candido da Silva, em Nova Friburgo, Região Serrana Fluminense. A escola funcionará dentro da nova unidade do Degase e terá capacidade para atender 50 adolescentes em conflito com a lei.

Com seis salas de aula, laboratório de informática, biblioteca e sala multimídia, o colégio ofertará os ensinos Fundamental e Médio, além de cursos técnicos de Elétrica, Informática, Empreendedorismo e outros, fornecidos por meio de uma parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).

"Uma das principais iniciativas para ressocialização é possibilitar que os adolescentes em conflito com a lei continuem seus estudos. Com os cursos técnicos, os jovens aprenderão uma profissão e terão mais garantia e estímula para progredirem em suas vidas. Além disso, essa escola vai facilitar a presença dos familiares nas visitas aos adolescentes do interior", declarou o secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes.

No evento de inauguração, também estiveram presentes o diretor do Degase, Márcio de Almeida Rocha; o secretário de Cultura, Ruan Lira; o presidente da Faetec, Romulo Massacesi; os prefeitos de Nova Friburgo, Renato Bravo; do município de Carmo, Paulo Cesar Gonçalves Ladeira; e de Bom Jardim, Antonio Gonçalves; além da defensora pública Carla Ramos, que representou Rodrigo Pacheco, defensor público-geral do Rio de Janeiro.

A unidade do Degase, com o nome Antonio Elias Dorea Bastos, onde o colégio funcionará, também foi inaugurada nesta terça (10).

"Damos mais um passo na ressocialização dos jovens no Rio de Janeiro com as inaugurações da escola e da nova unidade do Degase, que servirá de modelo para as demais unidades de internação do Estado", declarou Márcio de Almeida Rocha, diretor do Degase.

Búzios se posiciona

A Prefeitura de Búzios emitiu, ontem, nota sobre as declarações da vereadora Gladys (PRB), em reportagem de O FLUMINENSE no último domingo, na qual a parlamentar acusa a gestão do prefeito Henrique Gomes de negligenciar a área da saúde e a coleta de lixo no município. Segundo o Executivo municipal, "na atual gestão do prefeito Henrique Gomes, somente no mês de agosto, foram liberados mais de dois mil exames que se encontravam acumulados desde 2017, e a previsão é que continue liberando (sic) entre 80 e 120 exames por dia, até que toda a demanda seja concluída". A prefeitura também afirma que uma sala de cirurgia foi aberta nesta semana. A nota ainda afirma que são falsas as acusações relacionadas a esgoto e lixo, estando os serviços regulares.

Representação niteroiense

O secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, irá representar a Prefeitura de Niterói na décima edição do Rio Info, que acontece nos dias 16 e 17 de setembro, na SulAmérica. O evento acontece anualmente no Estado do Rio e é um dos principais do país no tema de Tecnologia da Informação (TI), reunindo especialistas e empresários, nacionais e internacionais.

'Governo 4.0'

A participação do secretário será no "Seminário Governo 4.0: Desafios e Soluções", dia 16, apresentando Niterói como cidade tecnológica através de ações realizadas pela Prefeitura, abordando como tema principal o "Georreferenciamento em Projetos de Cidades Inteligentes: SIGEO".

SG foca em Ordem Pública

A Subsecretaria Municipal de Fiscalização de Posturas de São Gonçalo inaugurou, nesta semana, um novo setor. O Núcleo de Ordem Pública contará com 14 servidores para atender as demandas com urgência, de forma a agilizar processos e suas soluções para promover um melhor atendimento para a sociedade civil. "A criação do núcleo veio para atender a demanda que recebemos das denúncias tanto da Ouvidoria quanto do MP", afirma Everson Fernandes, subsecretário da pasta.

Recompensa ao bom pagador

Foi aprovado, na terça, por unanimidade, na Câmara de Niterói, o projeto de lei do Bom Pagador, que oferta 5% de desconto ao contribuinte que estiver em dia, até 30 de setembro, com o IPTU (Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana). O desconto valerá pelos anos 2020/2021. Três emendas foram apresentadas pelo vereador Bruno Lessa (PSDB) a fim de prolongar o desconto por tempo indeterminado. Porém, após parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, dos 18 vereadores chamados à votação, apenas 4 foram favoráveis. A matéria segue agora para sanção do Prefeito Rodrigo Neves (PDT).    

0800 na Sapucaí

Os desfiles da Série A do carnaval carioca podem passar a ter entrada gratuita. Por meio de um ofício enviado ao prefeito Marcelo Crivella (PRB), a Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj) abriu mão de receber a receita devida com a venda de ingressos, para receber a subvenção - repasse de recursos - da Prefeitura do Rio.

Conselho Rio 2020 toma posse

Marcelo Crivella, prefeito do Rio, deu posse, nesta terça (10), aos 31 integrandes do Conselho Rio 2020. A função do grupo será propor iniciativas e coordenar a agenda de atividades que marcará o próximo ano, quando o Rio será a primeira Capital Mundial da Arquitetura e sede do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO). Festas populares, exposições, debates e outros eventos vão atrair a atenção internacional para a cidade.

PRA VOCÊ PENSAR

"Com o coração se pede. Com o coração se procura. Com o coração se bate e é com o coração que a porta se abre".

Santo Agostinho