Táxis de Resende passam por vistoria até esta quarta

Mais de 20 itens são fiscalizados, inclusive as condições da lataria e funcionamento dos espelhos retrovisores - Foto: Carina Rocha/Divulgação Prefeitura de Resende

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Resende, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sumtran), promove, desde segunda-feira, a Vistoria Anual de Táxis, que acontece até esta quarta-feira, dia 11, de 13h30 às 16h30, no Estádio do Trabalhador, ao lado da Delegacia da Polícia Civil. A ação tem como objetivo vistoriar 112 veículos, já que outros 18 permissionários estão em fase de troca dos carros de trabalho.

Resende conta hoje com 130 táxis, que estão distribuídos em 14 pontos fixos espalhados pelos bairros. Com o processo de vistoria, a Prefeitura busca garantir mais segurança aos passageiros e também uma qualidade maior no serviço prestado no município. Após a vistoria, os veículos aptos recebem um selo para ser fixado no vidro dianteiro do carro, em local visível para órgãos de fiscalização e dos próprios usuários.

Ao todo, são mais de 20 itens fiscalizados nos mais diferentes aspectos do veículo. Os técnicos da Sumtran observam desde as condições da lataria até o funcionamento dos espelhos retrovisores, bem como buzina, pneus, farois e faroletes. A vistoria é regulamentada por lei e prevê sanções para quem não fizer ou estiver fora dos padrões adequados.

Para a realizar a vistoria, o permissionário precisa apresentar os seguintes documentos: certificado do Inmetro; CNH atualizada; documento do veículo atualizado e nada consta criminal (para aqueles que estiverem com o papel vencido), além do atestado médico da Medicina do Trabalho. É necessário também que os permissionários e auxiliares estejam devidamente uniformizados no ato da vistoria.

Prazo de regularização - De acordo com a Sumtran, os veículos e permissionários que não atenderem os itens de vistoria e de documentos terão um prazo para regularização. Passada essa notificação e caso as irregularidades permaneçam, o caso é encaminhado para a Guarda Municipal.