Comlurb nas alturas: nova frota vai triplicar podas de árvores

Equipamentos irão melhorar o trabalho nas ruas - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, apresentou ontem, no Aterro do Flamengo, 38 novos veículos, que vão dobrar a frota da Comlurb utilizada nos serviços de poda de árvore. O reforço vai permitir maior eficiência no atendimento a pedidos feitos pela população pela Central 1746, passando da média de 3 mil para 9 mil solicitações por mês. As ações também reduzirão o risco de quedas de árvores, com a poda preventiva. Os novos caminhões substituem a frota anterior, que era composta por 19 veículos.

"Vamos triplicar as podas, numa cidade que tem um milhão de árvores para serem cuidadas. É importante a prevenção, já que no verão a rede elétrica é bastante afetada com quedas de galhos, causando transtornos à população. É um reforço grande da Prefeitura, porque vamos poder dar uma 'penteada' nas copas das árvores", afirmou Crivella.

Além de atingir galhos nas partes mais altas das copas - até 24 metros de altura, o equivalente a um prédio de oito andares (a altura máxima anterior era até 21 metros) -, outra novidade, segundo o presidente da Comlurb, Paulo Mangueira, são os dois veículos para destoca (processo pelo qual, após a remoção da árvore, o tronco é totalmente removido). Como os caminhões são mais modernos, o serviço vai ganhar agilidade, aumentando o número de atendimentos.

O aposentado Rubens Torres, de 80 anos, elogiou os novos investimentos.

"É fundamental esse reforço. Numa tacada só, o governo municipal está cuidando da beleza do Rio, investindo em prevenção de acidentes e, principalmente, garantindo mais segurança para moradores e turistas", disse Rubens.

Os caminhões que serão usados para destoca contam com carroceria basculante de 12m³, guindaste hidráulico, guincho elétrico na parte dianteira, duas motosserras acopladas e um inédito triturador de galhos e troncos, que vai dar agilidade aos serviços e reduzir a quantidade de resíduos enviada diariamente ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR-Rio), em Seropédica. Isso contribui para o aumento da vida útil do aterro sanitário.

Todos são equipados com importantes itens de segurança: seis cones para delimitar a área de serviço; fita de náilon, na cor laranja, para isolamento do local de trabalho; dois cavaletes, para permitir a perfeita sinalização do espaço operacional; farol com lâmpadas de LED, para facilitar a poda noturna; alarmes sonoros de ré; e padrão de monitoramento, por GPS, em tempo real.

Ao todo dezesseis veículos serão utilizados para manejo e transporte de resíduos de poda.