Google apoia a educação no Brasil

Empresa oferece educação gratuita através da internet - Foto: Alex Ramos

Educação e Novas Tecnologias
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Google tem ficado sensível à nossa realidade educacional e tem agido diretamente investindo e criando oportunidades para que professores, coordenadores e gestores educacionais possam criar um pensamento voltado para a educação do futuro.

O povo brasileiro é muito criativo e quando têm acesso às informações e às ferramentas tecnológicas é sinônimo de criatividade e sucesso. No entanto, uma pesquisa mostra que 2 de cada 3 estudantes brasileiros não domina os conhecimentos básicos de matemática (PISA 2015), ou seja, uma incoerência tamanha entre potencialidade e verificação de resultados. Diante dessa discrepância, o Google decidiu contribuir para o desenvolvimento da educação no Brasil, que se encontra em penúltimo lugar numa lista de 40 países segundo a Pearson International no projeto The Learning Curve.

Essa ação faz parte do conceito de "responsabilidade social" na prática, ou seja, quando uma pessoa ou instituição se preocupa com o outro e organiza uma estratégia para promover o bem comum. A educação e o empreendedorismo são duas áreas que têm sido ofertadas pelo Google através de cursos de formação e trocas de experiências, que nada mais é do que "ensinar a pescar".

Nas suas ações, o Google tem colocado a tecnologia mais acessível, democratizando o acesso e oferecendo aprendizado digital nas áreas mais carentes de soluções, como a Amazônia por sua geografia, que inicialmente contou com 11 escolas e vêm se expandindo para 80 atualizando 40 mil professores e 500 mil alunos formados. Este projeto piloto se estendeu pelo Norte e Nordeste, contemplando hoje as 5 regiões e 24 prefeituras.

O Brasil é um país beneficiado, mas há outras nações de baixo rendimento nas pesquisas educacionais internacionais que também estão recebendo as mesmas oportunidades.

A plataforma YouTube EDU contém vídeos diversos de renomados mestres nas disciplinas de português, matemática e ciências para alunos estudarem sem custo algum.

As palavras que norteiam este megaprojeto de educação e tecnologia são: oportunidade, inclusão e diversidade, pois o Google entende que todos devem ter o acesso igualitário ao ensino, independente da região que resida, da sua condição física, social e econômica.

Quanto à diversidade, o Google acredita que todos devem ser tocados pelo programa e por isso iniciou por beneficiando aqueles que têm menor acesso, que são os cidadãos do interior do país.

A ação já capacitou mais de 17 mil pessoas e tende a crescer no Brasil e no mundo.

Debate sobre a inclusão

No filme 'Uma Lição de Amor", Sam Dawson (Sean Penn) é um pai com problemas mentais que toma conta de sua filha Lucy (Dakota Fenning)com a ajuda de um grupo de amigos. Quando Lucy faz sete anos, e começa a ultrapassar seu pai intelectualmente, esse vínculo é ameaçado por uma assistente social que quer que ela seja colocada em um orfanato. A ajuda pode vir da da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer).

Encceja Exterior neste domingo

Acontece, neste domingo (15) o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos residentes no exterior (Encceja Exterior). Mais de 1.800 brasileiros que residem fora do país estão inscritos. O Inep recomenda que cada inscrito imprima seu Cartão de Confirmação e leve-o no dia da prova, que será realizada em 12 países.

Educação Sustentável

Foi realizado na quarta-feira (11), na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc), o Congresso sobre Direitos e Garantias na Comunidade Escolar, com o procurador da República Guilherme Schelb. A atuação pedagógica com base no alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável como forma de melhoria social foi o tema principal.