Aparecida já recebe milhares de romeiros

Na cidade de Aparecida, em São Paulo, Altar Central do Santuário tem capacidade para 30 mil devotos - Foto: Divulgação/Thiago Leon

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A menos de um mês para o Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro, milhares de fiéis já visitam o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. As arquidioceses de Niterói e do Rio já levaram quase 40 mil devotos para a romaria deste ano, porém a cidade de Aparecida ainda estima que mais de 350 mil visitantes passem pelo local no início de outubro. Apenas na data, 170 mil pessoas são esperadas. O tema da celebração deste ano é "Com Maria: escolhidos e enviados em missão!".

Segundo a comunicação do Santuário, a novena de Nossa Senhora Aparecida é um convite para que a comunidade reze junto com Maria. Neste ano, o templo atende ao convite do Papa Francisco para que o mês de outubro seja um mês missionário especial, que rezem e recordem a missão batismal e o mandato de Jesus. A estrutura do maior Santuário Mariano do Mundo consegue reunir em torno do Altar Central cerca de 30 mil devotos.

A cidade de Aparecida vive momento de grande movimentação, recebendo peregrinos de todo o Brasil em hotéis e pousadas.

"A economia neste período é toda voltada ao comércio. A data é de extrema importância para a cidade, pois Nossa Senhora tem o título de Padroeira do Brasil, sendo assim, recebemos visitantes de todo o país e temos um número crescente de visitantes estrangeiros. Temos uma visibilidade mundial com a data em comemoração ao dia da padroeira", ressalta o município através de nota.

Por conta do grande número de visitantes, as excursões dos fiéis organizadas pelas arquidioceses costumam ser realizadas antes do mês de outubro. No primeiro final de setembro, a expectativa era de mais de 300 mil peregrinos passando pela Basílica de Aparecida.

Mais de 12 mil romeiros da Arquidiocese de Niterói se dirigiram ao Santuário Nacional no dia 7 de setembro. A Missa da Celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, ficou lotada. Na ocasião, ele rezou pelos brasileiros, para que encontrem melhores caminhos para vida de fé. "Em romaria na casa da Mãe Aparecida, que também é a nossa casa, recordamos que somos peregrinos, somos caminhantes neste mundo. E, em meio às crises e dificuldades, podemos ter a certeza de que não estamos sozinhos", disse na data.

Já a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro reuniu, aproximadamente, 25 mil cariocas na 87ª Romaria à Casa da Mãe Aparecida. Segundo a arquidiocese, por ser a maior peregrinação das dioceses do Brasil, é realizada sempre no último sábado de agosto. O arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta, que presidiu uma das missas, destacou em sua pregação o trabalho, perseverança e a missão dos sacerdotes e seminaristas diante dos grandes desafios na arquidiocese.

O mês de outubro é o período de maior movimentação de romeiros a pé, mas durante todo ano há peregrinações. Nos meses de férias, janeiro e julho, também há maior movimentação.

Programação - A programação especial do Santuário Nacional de Aparecida para a festa da Padroeira terá início no dia 3 de outubro e vai durar até o dia 12. Os dias começarão cedo, com uma alvorada às 6h, seguido de missas - algumas televisionadas -, acolhida de fiéis no Altar Central, novenas na parte da tarde e da noite, além do recebimento dos romeiros de todo o Brasil. No sábado (5), haverá passeio ciclístico para o Caminho do Rosário na parte da manhã e vigília da juventude durante toda a madrugada de domingo.

No sábado seguinte, dia 12, é a solenidade de Nossa Senhora Aparecida. A vigília começará ainda na noite de sexta e seguirá até a manhã de sábado, seguido de missas. Por volta de 12h, acontece o repique dos sinos e a reza do terço. Às 18h, haverá uma procissão solene que sairá da Basílica Velha até a tribuna Papa Bento XVI. A missa de encerramento será celebrada no Altar Central e o evento se encerra com show pirotécnico.

Viagem - Quem desejar visitar o santuário a partir do Rio deve seguir pela BR-116, a Dutra, em cerca de 270 km desde o Centro do Rio. O trecho entre ambas as cidades é administrado pela concessionária NovaDutra e há duas praças de pedágio no trajeto, localizadas, em ambos os sentidos, na altura de Viúva Negra, em Seropédica (km 207), e em Itatiaia (km 318). Os valores para carro de passeio são R$ 15,20 (também multiplicado por eixo para veículos comerciais) e R$ 7,60 para moto.

No trajeto, há radares de velocidade em diferentes pontos, com limite de velocidade variando entre 80 km/h e 100 km/h. No trecho do Rio há fiscalização na altura de Pavuna, São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Queimados, Seropédica, Serra das Araras, Piraí, Volta Redonda, Barra Mansa, Itatiaia e Resende. Já no trecho paulista, a fiscalização fica em Lavrinhas, Silveiras, Lorena e Guaratinguetá.

A concessionária informou que no próximo dia 16 será feita distribuição de folhetos aos romeiros e faixas ao longo da rodovia, incluindo as romarias à pé pelo acostamento.