Niterói vai organizar voo de parapente gratuito para pessoas com deficiência

Parque da Cidade - Foto: Marcelo Feitosa / Arquivo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), a Coordenadoria de Acessibilidade da Prefeitura de Niterói vai realizar uma série de eventos. A programação já começa nesta sexta-feira (20), com um café da manhã no projeto "Vá nos seus Sentidos", com aula de canoa havaiana para pessoas com deficiência visual. O ponto de encontro é na praia de Icaraí, em frente ao Clube Central, às 8h30. No sábado (21), pessoas com deficiência participarão de voos de parapente, se houver condições climáticas, na rampa do Parque da Cidade, a partir das 8h.

“Essa data é muito importante para a valorização da pessoa com deficiência na sociedade. Tivemos avanços no Brasil, o que é motivo de comemoração, mas ainda temos muito a ser feito. As pessoas com deficiência estão conquistando seus espaços com muita luta e muito sacrifício”, disse a coordenadora municipal de Acessibilidade, Tânia Rodrigues.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi criado com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência.

A programação da coordenadoria de Acessibilidade segue no domingo (22), a partir das 9h, com uma série de atividades lúdicas e esportivas na Avenida Jornalista Francisco Aberto Torres, em Icaraí. A via estará interditada ao trânsito por conta do evento Virada da Mobilidade, dentro das comemorações da Semana Nacional do Trânsito.

Na segunda-feira (23) serão entregues de Moções de Aplausos para empresas, instituições, atletas paralímpicos e personalidades que colaboraram de alguma forma na área da pessoa com deficiência, através da reabilitação, da empregabilidade, do esporte, das adequações arquitetônicas e pela implementação dos direitos, através da Legislação vigente. Será às 15 horas, no plenário da Câmara Municipal de Niterói.