Prefeitura estuda solução

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em agosto, equipes da prefeitura e de uma empresa especializada em perfurações com Método Não Destrutivo (MND) fizeram uma vistoria no túnel avaliando o nível da obstrução e formas de reabrir o canal, liberando a troca de água. Um relatório já havia sido elaborado por uma equipe de mergulhadores. Segundo a prefeitura, um projeto de solução está sendo elaborado para ainda ser licitado, mas o Executivo não divulga datas e nem ações paliativas.

Em nota, a prefeitura afirmou que a recuperação do sistema lagunar da Região Oceânica é uma de suas prioridades e faz parte de um conjunto de ações da área ambiental. Está em andamento o projeto executivo do Parque Orla de Piratininga, que contará com 9,5 km de ciclovia em torno da Lagoa de Piratininga, jardins filtrantes para tratamento dos rios que chegam à Lagoa, praças com áreas de esporte e lazer. A prefeitura ainda estuda outras iniciativas, como a despoluição do sistema e as obras de revitalização do Rio Jacaré, que desemboca na Lagoa de Piratininga.

No último ano, a Prefeitura de Niterói contratou estudos ambientais para verificarem os parâmetros físico-químicos do sistema lagunar da Região Oceânica periodicamente, com o objetivo de checar a concentração de oxigênio dissolvido. Questionado, o Executivo Municipal não divulgou o resultado desses testes.

Fiscalização - Uma das reclamações dos moradores, pescadores e ativistas da região envolve a poluição e o despejo constante de esgoto na lagoa. Quanto a isso, o Executivo ressaltou que, em parceria com a concessionária de água e esgoto, faz ações constantes de conscientização da população para que as casas se liguem à rede coletora de esgoto já instalada.

Entre janeiro e agosto deste ano, foram 1853 vistorias realizadas no projeto Ligado na Rede, sendo que 1224 imóveis estavam ligados, 716 estavam inacessíveis e 13 não ligados. No total, desde que o projeto foi iniciado em janeiro de 2013, foram 22.815 imóveis vistoriados (14.275 ligados, 7.573 inacessíveis, 967 não ligados). A responsabilidade por fazer a ligação é do responsável pelo imóvel.