Maricá poderá ganhar mais policiais e novas viaturas

Entre as solicitações está o policiamento por "motopatrulha" em todo o município - Foto: Elsson Campos/ Prefeitura de Maricá

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em virtude da crescente criminalidade que assola o município, vereadores da Câmara Municipal de Maricá pedem, recorrentemente, a implantação de um batalhão policial e o aumento no efetivo policial na cidade. Na tarde desta terça-feira (24), o vereador Fabiano Novaes esteve em reunião com representantes da segurança pública na esfera estadual. No encontro, ele recebeu a informação de que há interesse do Governo do Estado em aumentar o número de policiais que prestam o serviço policial na cidade por meio do Regime Adicional de Serviço (Ras) e que as viaturas que circulam pela cidade serão trocadas por novas. Além disso, será realizado o policiamento também por "motopatrulha" em todo o município. 

O presidente da Câmara, Aldair de Linda (PT), também falou sobre segurança. Ele solicitou mais fiscalização da PM e da Secretaria Municipal de Ordem Pública no quarto distrito durante o verão, pois cresce o número de crianças e adolescentes que dirigem na localidade, principalmente próximo às praias. 

Saúde e Saúde – O presidente da Câmara, Aldair de Linda, informou que recebeu a informação de que Maricá receberá, em breve, mais duas ambulâncias do Samu. O vereador Dr. Felipe Auni (PSD), falou sobre a audiência pública ocorrida com a Secretaria de Educação, na última quarta. Ele agradeceu pelos esclarecimentos apresentados pela secretária Adriana Luisa. 

Transporte Público e Infraestrutura – Os vereadores Chiquinho (PP) e Ricardinho Netuno (Patri) voltaram a reclamar do serviço prestado pela Empresa Pública de Transporte (EPT). Eles afirmaram que há poucos coletivos circulando e que os usuários esperam por horas para embarcar nos ônibus. Chiquinho pediu, novamente, a realização de uma audiência pública para pedir esclarecimentos sobre o serviço. O líder do Governo, Fabrício Bittencourt (PTB), informou terá uma reunião com a presidência da EPT. Ele disse ainda que há um processo sendo realizado para a aquisição de novos ônibus. 

O vereador Ricardinho Netuno solicitou a realização de obras na ponte da Rua 83, em Itaipuaçu. Em resposta, o presidente da Casa, Aldair de Linda, informou que conversou com o presidente da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), Renato Machado, e que este garantiu que serão feitas obras nessa ponte e em mais outras quatro. 

Ordem do Dia – Foi votado Parecer da Comissão de Justiça e Redação Final pela admissibilidade com Emendas, ao Projeto de Lei nº 141/2017 de autoria do vereador Rony Peterson que Institui a Semana do Empreendedorismo, geração de emprego, trabalho e renda no município Emenda nº 01 Substitui o art. 2º, que passa a viger da seguinte forma: Entre as atividades que poderão ser desenvolvidas durante a semana de que trata esta Lei, se encontra: I – palestras de variados temas, dentre eles o direito dos trabalhadores; II – cursos rápidos; III – exposição de vagas e empregos. Emenda nº 2 – suprime o art. 3º - As despesas com execução da presente Lei correrão por conta de verba orçamentária própria, aptos a serem discutidos e votados em único turno. 

Também foi votado Parecer da Comissão de Justiça e Redação Final pela admissibilidade com emendas ao Projeto de Lei nº 181/2018, que institui o selo empresa inclusiva, de reconhecimento às iniciativas empresarias que favoreçam a integração das pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. Emenda nº 01 – substitui o art. 3º As empresas interessadas em se credenciar ao selo empresa inclusivas poderão requerê-lo ao Conselho Municipal de Deficiente Físico para analisar as iniciativas e à qual competirá deferir ou não a participação da empresa; Emenda nº 02 – Suprime o art. 6º O Poder Executivo regulamentará esta Lei, especialmente quanto à composição da comissão avaliadora bem como ao modelo do selo a ser adotado.

Também foram votadas moções de autoria do vereador Cemar, a Drª Guilhermina Maria Galvão Siqueira Gomes, Consultora do Programa “Melhor em Casa”, ao Dr. Carolino Gomes Santos, Diretor do Hospital Conde Modesto Leal.