O Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT), no Centro de Niterói, terá um Centro de Diagnóstico Integrado (CDI), com aparelhos de radiologia digital, mamografia, tomografia, ultrassonografia e laboratório, que vai atender todos os pacientes da rede municipal de Saúde. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, lançou o edital das obras nesta quarta-feira (25). Serão investidos mais de R$ 8 milhões, entre obras e equipamentos para o espaço. Além do CDI, o hospital vai ganhar novos leitos de UTI, enfermarias e reformas em outros ambientes. As obras começam em novembro e tem prazo de 10 meses de execução. Durante os trabalhos, o hospital funcionará normalmente.
Rodrigo Neves percorreu todos os setores do hospital e falou da importância dos investimentos que vêm sendo feitos na área da Saúde.
“Já investimos mais de R$ 200 milhões na Saúde durante nossa gestão”, destacou o prefeito. “Reabrimos o Getulinho, que é referência em pediatria, reformamos o Mario Monteiro, a Policlínica do Largo da Batalha e várias unidades da atenção básica, ampliamos o programa Médico de Família – chegando a quase 90% de cobertura na cidade –, e agora o Carlos Tortelly vai ser referência em exames de imagem para toda a cidade, com a estrutura que os niteroienses merecem”.
De acordo com a secretária Maria Célia, a obra contempla a implantação de um centro integrado totalmente moderno, com duas salas para radiologia digital, além de salas para mamografia, tomografia computadorizada, endoscopia, ecocardiografia e ultrassonografia e de espera. O local vai dispor ainda de laboratório de análises clínicas, podendo obter diagnósticos, como imunologia, bioquímica, hematologia e microscopia.
“Já adquirimos a maioria dos aparelhos que vai compor o nosso CDI e estamos licitando o tomógrafo que será o primeiro municipal e vai nos dar autonomia para qualificar ainda mais a nossa rede”, comemorou a secretária.
O CDI terá capacidade para atender toda a rede municipal. Poderão ser realizados, mensalmente, cerca de 1200 tomografias, 3.300 raios X, 640 ecocardiografias e 500 ultrassonografias, entre outros exames.
No mesmo período, o HMCT vai receber a reforma e ampliação de áreas destinadas a outros importantes serviços assistenciais. A unidade hospitalar ganhará 13 novos leitos de UTI, passando de sete para 20 leitos. Também será reformada toda a parte das enfermarias, que serão readequadas e ampliadas. O diretor do hospital, Ubiratan Moreira Ramos, comemorou os avanços:
“Os novos leitos e reformas estruturais, além do Centro de Diagnósticos, serão importantíssimos para manter e qualificar o nosso trabalho diário, pois aumentam a capacidade de atendimento e, consequentemente, proporcionam melhores condições aos nossos usuários e profissionais de saúde”, enaltece o diretor.
Outros investimentos – Estão sendo construídos três novos consultórios, uma sala de classificação de risco, sala de assistência social e núcleo de apoio no hospital. Em 2014, a emergência do HMCT também passou por obras. Os espaços da unidade foram adequados à Rede de Urgência e Emergência, garantindo acolhimento aos pacientes, aumentando o fluxo dos atendimentos, além de melhores condições de trabalho aos profissionais.
Niterói terá primeiro Centro de Imagens no Hospital Carlos Tortelly

Centro de Diagnóstico Integrado será construído dentro do Hospital Municipal Carlos Tortelly - Foto: Arquivo/ Evelen Gouvêa
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura