Moradores e pescadores pedem a realização de obra em Maricá

O Promotor de Justiça esteve no local com representantes do INEA - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Moradores da cidade de Maricá se reuniram na tarde desta quarta-feira (25) para reivindicar a respeito da construção do Molhe Recanto, em Itaipuaçu, obra da Prefeitura de Maricá que já tinha sido iniciada, foi embargada e ainda não tem previsão de conclusão. De acordo com o MP e o INEA, um estudo de impacto deve ser realizado para que danos ambientais sejam evitados.

O encontro, contou com a presença do Promotor de Justiça Luciano Mattos de Souza, que falou sobre a complexidade da obra.

“A obra é extremamente complexa e demanda um aprofundamento por parte dos seus realizadores. Pode ser que ela não atinja resultado nenhum e apenas consuma recursos públicos. É preciso avaliar a questão do solo, do vento, da maré. Tudo tem que ser estudado para que não prejudique o meio ambiente. O MP é a favor da intervenção no local, mas uma obra dessa envergadura é um caso clássico de impacto ambiental e por esse motivo o INEA embargou. Cabe ao município preparar esses estudos, submeter a aprovação do INEA para que essa obra ocorra. Isso que preocupa os moradores” comentou.

Durante a reunião foi discutido que os moradores e pescadores do local apoiam a intervenção, diante da necessidade de que seja melhorada a circulação das águas naquela região onde passa o Canal da Costa na Praia do Recanto de Itaipuaçu. A obra foi inclusive um pedido deles, mas o que está sendo questionado é a profundidade de estudos, garantindo a possibilidade de realização da obra sem o impacto ambiental.

O promotor Luciano Mattos esteve com representantes do INEA na última semana para avaliar as condições do local. Segundo ele, a prefeitura já foi notificada sobre a reivindicação dos moradores e pescadores e foi apresentada apenas uma autorização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os moradores alegam que essa é uma obra importante para os moradores e pescadores que estão sofrendo com a poluição do canal. Mas é preciso que uma obra dessa envergadura não provoque prejuízos ao meio ambiente e aos recursos públicos.

Procurada, a Prefeitura de Maricá ainda não se pronunciou a respeito.