Praça JK, em Niterói, será revitalizada

Local que abriga pessoas em situação de rua sofre com a falta de manutenção - Foto: Lucas Benevides

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Marcada pela falta de manutenção e pelo grande número de pessoas em situação de rua, a Praça JK, no Centro de Niterói, será revitalizada pela Prefeitura de Niterói. A previsão é que o serviço tenha início ainda neste semestre, com investimento de R$ 375 mil.

Projetada por Oscar Niemeyer e parte integrante do Caminho Niemeyer, um conjunto de equipamentos culturais e centro cultural entre a orla do Centro e de Charitas, a praça tem vista para a Baía de Guanabara e a cidade do Rio. No entanto, quem passa pelo local não observa apenas a beleza do lugar, mas a falta de manutenção.

A estrutura da praça conta com um caminho coberto por forros que, pela ação do tempo e da maresia, estão soltos e caindo aos poucos. Além disso, pessoas em situação de rua utilizam o espaço coberto para se abrigar e dormir. Constantemente, equipes da Guarda Municipal fazem rondas e permanecem no espaço para garantir a segurança dos visitantes e pedestres.

A Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa), da Prefeitura de Niterói, informou que a Praça JK passará por obras de manutenção. O projeto prevê a substituição do forro existente por placas de drywall, nova iluminação e a colocação de vidros para proteção nas três entradas do estacionamento.

O investimento será de R$ 375 mil. A previsão é que o serviço seja iniciado neste semestre com conclusão em 150 dias. Não há informações de quando o processo será licitado. Segundo a prefeitura, o espaço não precisará ser interditado durante as obras.

A praça, que foi construída em cima da primeira garagem subterrânea de Niterói, tem uma escultura em bronze de Oscar Niemeyer e de Juscelino Kubitschek, em homenagem ao presidente, sentados num dos bancos da área de lazer, olhando uma planta arquitetônica de uma das construções de Brasília.