Sul Fluminense em festa com shows gratuitos

A 52ª edição da Exapicor conta com atrações para toda a família e promete agitar os 218 anos de Resende - Foto: Divulgação/Carina Rocha

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Começam hoje grandiosas festas de aniversário nas três maiores cidades da região Sul Fluminense: Resende, Vassouras e Valença. Na programação, muitos shows e exposição agropecuária, industrial e comercial pelos municípios. Em Resende, que completa 218 anos, acontece, pela 52ª edição, a tradicional Exapicor 2019, promovida pela prefeitura. Os eventos gratuitos seguem até 6 de outubro. Hoje, quem sobe ao palco principal do evento é o cantor Xande de Pilares, e os portões abrem às 18h. Na programação, são previstas ainda apresentações das duplas sertanejas Jorge & Mateus, Simone & Simaria, César Minoti & Fabiano, entre outros artistas.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz (PSD) ressaltou que a maior festa popular de Resende tem objetivo de reunir apresentações de todos os estilos musicais, atividades culturais, comidas típicas, feira de produtos e negócios. "O evento é de graça para todos! O festejo atrai pessoas de vários lugares, fator que contribui para o aquecimento da economia e do turismo regional. Há ainda o concurso da Garota Exapicor 2019, que irá eleger a representante da festa", contou.

As candidatas são moças nascidas em Resende ou que moram na cidade há pelo menos um ano, tendo entre 18 e 30 anos de idade. A eleita participará de todas as atividades da festa, como visita aos estandes de indústria, comércio e serviços; e abertura dos shows musicais, tendo acesso aos artistas e a todas as dependências da festa, além de participar da abertura oficial do evento.

Os palcos com apresentações musicais serão divididos em Palco Principal e Palco Resende: a lista completa tem Lexa e Onze 20, amanhã (28); Jorge & Mateus, no dia do aniversário oficial da cidade, domingo (29); Gabriela Rocha, próxima quinta (3); Simone & Simaria, na sexta (4); César Menotti e Fabiano, próximo sábado (5). E, fechando a programação, no domingo (6), o funkeiro Kevin, o Chris.

No domingo, como tradição,a prefeitura promove o desfile cívico-militar, na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, no bairro Jardim Jalisco, às 9h, segundo organizadores, são esperadas 3 mil pessoas. "Toda a estrutura foi montada especialmente para que as famílias resendenses e turistas tenham bastante diversão com as inúmeras opções de lazer e entretenimento. O esquema de segurança será reforçado com agentes do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e empresa privada, além dos guardas-civis municipais que ajudam na manutenção da ordem e no trânsito", declarou.

Pelas redondezas, as vizinhas Vassouras e Valença comemoram 162 anos também, com festas gratuitas. Na primeira, a prefeitura incetiva doação de alimentos não perecíveis como arroz, feijão, macarrão, óleo e leite, e fraldas geriátricas descartáveis. Os shows que começam hoje, às 20h, terão, na abertura do calendário festivo, o sertanejo Israel Novaes; amanhã (28), o sambista Diogo Nogueira; e, no domingo, o cantor Felipe Araújo.

Valença, conhecida também pelas festas de Nossa Senhora da Glória, realiza hoje, pela celebração dos 162 anos, desfile cívico escolar, às 9h, na Rua Padre Luna. No domingo, o cantor Naldo será o destaque da festa.