Após irregularidades, MP vai ordenar visitação no Monte das Orações, em Niterói

Monte das Orações é muito procurado por grupos religiosos - Foto: Arquivo/ André Redlich

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério Público do Rio (MPRJ) vai promover o ordenamento das atividades de visitação no Monte das Orações, localizado no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), que abrange os municípios de Niterói e Maricá. Segundo o MP, durante uma vistoria realizada no dia 13 de setembro, foi constatada a degradação na área de preservação ambiental, em função da falta de organização das atividades no local. O Monte das Orações é o ponto natural mais visitado da Serra da Tiririca, em especial para cultos religiosos, sendo muito frequentado por evangélicos.

Segundo o Ministério Público, o ordenamento acontece por meio da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente do Núcleo Niterói, em parceria com a Associação de Preservação Ambiental de Várzea das Moças (Preserv) e a unidade de fiscalização do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

Uma reunião será realizada com o proprietário da área que, apesar de constituir unidade de preservação, é particular. Também está previsto um encontro com as lideranças religiosas que organizam as visitas ao local. O objetivo, de acordo com o MP, será iniciar formalmente as tratativas para ordenar as atividades no monte, como é desejo da Preserv que, junto ao MPRJ, promoveu a instauração de Inquérito Civil para investigar e tratar do caso.

“Dados oficiais do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), por meio do ecocontador de acesso à trilha, apontam que o número mensal já chega a 15 mil visitantes, sem que exista no local uma estrutura física ou ordenamento. Por isso, pedimos a instauração do inquérito, para reunir e mobilizar todos os envolvidos, em busca de soluções”, explica Sydney Castro Faria, presidente da Preserv.

O promotor de Justiça Luciano Mattos aponta os problemas verificados no local, e também descritos pela Preserv.

“Há um grande descontrole urbano no entorno do monte, seja com estacionamento irregular de carros e ônibus de turismo, gerando caos no trânsito, e comércio de comidas e bebidas sem autorização e fiscalização, com impactos severos na vegetação. Por isso, acreditamos que, além das melhorias estruturais e controle sobre o local, é necessário incrementar a sinalização e desenvolver atividades para conscientização ambiental de seus frequentadores”, pontua.

O gestor do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Maurício Castro, destacou a importância dos cuidados com o local.

“A intervenção do MPRJ é importante para contribuir para a preservação do meio ambiente e vem ao encontro dos esforços desta gestão, da secretária do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, do presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Claudio Dutra, e do próprio parque, em ordenar o acesso ao atrativo de forma a garantir o uso público e a preservação da sua biodiversidade", afirmou.

Como possíveis medidas a serem adotadas, a partir da reunião com o proprietário do terreno e representantes do MPRJ, PESET, Inea e da prefeitura de Niterói, a Preserv sugere a instalação de estrutura física, como guarita de atendimento aos visitantes e também de banheiros – hoje, as necessidades são feitas na própria mata. Outras propostas são ordenar a venda de alimentos e bebidas, proibir o acesso da Estrada Marino Nunes Vieira por ônibus e reforçar a segurança no local, com a contratação de agentes para a efetiva vigilância contra fogueiras, desmatamento e construções irregulares.